12 de setembro de 2012 | 09h19
MAIRINQUE
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) aprovou, no dia 6, o financiamento do projeto Memória Ferroviária. Até outubro de 2014, pesquisadores vão estudar cinco conjuntos pertencentes a três empresas férreas que atuaram no Estado entre 1868 e 1971: Mairinque e Sorocaba, da Estrada de Ferro Sorocabana; Jundiaí e Rio Claro, da Companhia Paulista, e Campinas, da Companhia Mogiana. A pesquisa envolve o Arquivo Público do Estado, universidades paulistas e instituições espanholas, como a Universidade de Sevilha e a Fundación de Los Ferrocarriles Españoles.
Leia outras colunas
PRESIDENTE PRUDENTE
Bolo de 35 metros para os 95 anos da cidade
Um bolo de 35 metros e 1,5 mil quilos será oferecido à população nesta sexta-feira, para comemorar os 95 anos da cidade, conhecida como "capital do oeste". Pelo menos sete mil pessoas devem se reunir para cantar parabéns. Com população de 207.695 habitantes, segundo o IBGE, Presidente Prudente inicia a contagem regressiva para o centenário, em 2017.
ITARARÉ
Trincheiras esquecidas em parque turístico
Trincheiras cavadas pelos soldados paulistas durante a Revolução de 1932 para resistir ao avanço das tropas federais foram tomadas pela vegetação e estão abandonadas no Parque da Barreira, entre São Paulo e o Paraná. O local é famoso porque seria o palco da Batalha de Itararé - o encontro das tropas paulistas com as federais, em 1932, mas o confronto não aconteceu. A prefeitura quer parceria público-privada para resgatá-lo.
SOROCABA
Casarão de Brigadeiro Tobias é reaberto
O Casarão de Brigadeiro Tobias de Aguiar está reaberto para visitação em Sorocaba desde o fim de semana. A casa de taipa de 1780 estava fechada havia 5 anos para restauro, que ainda não acabou. Tobias foi líder da Revolução Liberal de 1842 e marido da Marquesa de Santos, amante do imperador d. Pedro I. Entrada gratuita. Visitação das 9h às 18h.
2 PERGUNTAS PARA...
Claudio Valverde, secretário de Estado do Turismo
1. O número de estâncias turísticas no Estado de São Paulo vai aumentar?
É preciso ampliá-lo muito além das atuais 67. Faremos ranking com cerca de 200 municípios de interesse turístico.
2. Como será feita a divisão dos recursos?
As atuais estâncias continuarão recebendo os mesmos recursos, mas os novos municípios também receberão investimentos. O turismo é um mercado em expansão.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.