Tiago Queiroz/Estadão
Tiago Queiroz/Estadão

Após problemas, Metrô terá operação especial no carnaval

Botão de emergência foi acionado 39 vezes por foliões no último fim de semana

Isabela Palhares, O Estado de S. Paulo

08 Fevereiro 2018 | 13h52

SÃO PAULO - O Metrô de São Paulo terá um esquema especial de funcionamento durante o carnaval para desafogar as linhas que devem receber o maior número de foliões. Além de trens reservas em todas as linhas, também haverá reforço de 30% em todo o quadro operativo, que ficará concentrado nas estações onde está prevista demanda maior que o usual. 

De acordo com o Metrô, terão o reforço de funcionários as estações próximas a locais de desfile e concentração de blocos, como a Luz, Consolação, República, Anhangabaú, São Bento, Paraíso, São Joaquim, Vergueiro, Barra Funda, Portuguesa/Tietê e Vila Matilde.

No sábado, 3, e domingo, 4, quando a cidade teve blocos de pré-carnaval, a Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos informou que o botão de emergência dos trens foi acionado 39 vezes, o que fez com que as linhas fossem desenergizadas 15 vezes no período.

Também houve registro de passageiros sentados na plataforma com as pernas voltadas para a via. Os problemas causados por esses foliões fizeram com que as operações parciais nas linhas somassem 2h44. 

O Metrô recomenda que os usuários sigam as orientações dos funcionários e não formem aglomerações nas plataformas e mezaninos das estações. Também recomenda a compra antecipada das passagens para evitar filas. 

Quem presenciar atos de vandalismo pode denunciar pelo SMS-Denúncia (pelo telefone 97333-2252) ou pelo aplicativo Metrô Conecta. 

Pós-carnaval. Na quarta-feira, 14, as estações das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 4-Amarela terão a abertura antecipada para as 4h. A medida tem o objetivo de atender os usuários que chegarem à capital pelos terminais rodoviários Tietê e Jabaquara (integrados à linha 1-Azul) e Barra Funda (integrado à linha 4-Vermelha). 

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.