28 de novembro de 2013 | 09h12
Atualizado às 12h54
SÃO PAULO - Cerca de mil motociclistas, segundo a PM, percorreram as ruas da capital nesta quinta-feira, 28, para protestar e reivindicar mais motofaixas na cidade de São Paulo. A concentração se iniciou por volta das 9h em frente à sede do Sindicato dos Motoboys paulistano (Sindimoto-SP), perto da Avenida dos Bandeirantes, no Brooklin, na zona sul. Depois de passar pela Avenida Moreira Guimarães, Avenida Paulista e a Brigadeiro Luís Antônio, causando lentidão no trânsito, o grupo chegou às 12h10 na Prefeitura.
Os motoboys pedem a volta das motofaixas (exclusivas para o deslocamento das motos), como as que existiam no eixo das Avenidas Antártica, Sumaré e Paulo VI, desativadas na semana passada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) para a inauguração de faixas só para ônibus.
Além disso, eles querem chamar a atenção da Secretaria Municipal dos Transportes para o fato de que, com a política de inauguração de faixas exclusivas de ônibus pela cidade, as outras faixas de rolamento estão ficando mais estreitas, o que dificulta a locomoção das motos entre elas. Essa prática é irregular pelo Código de Trânsito Brasileito (CTB), mas muito comum em São Paulo.
Outra solicitação é a criação de mais estacionamentos para motofretistas e a facilitação para a obtenção do Condumoto, documento obrigatório para a prática de motofrete na capital paulista.
Além do Sindimoto-SP, uma entidade patronal, o Sindicato das Empresas de Distribuição de Entregas Rápidas do Estado de São Paulo (Sedersp), informou que participará da manifestação.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.