Após chuvas, nível do Cantareira sobe

Sistema que abastece 5,4 milhões de pessoas registrou alta de 0,2 ponto porcentual, passando para 19,8% nesta segunda-feira

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

SÃO PAULO - Após as chuvas do fim de semana, o nível do Sistema Cantareira, responsável por abastecer 5,4 milhões de pessoas, subiu 0,2 ponto porcentual nesta segunda-feira, 1º, em relação ao registrado no domingo. 

O volume do sistema estava em 19,6% no domingo e passou para 19,8% nesta segunda-feira, de acordo com boletim diário divulgado pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Esse índice leva em conta duas cotas do volume morto - o que puxa o número para cima.

São Paulo vive a pior crise hídrica da história Foto: Evelson de Freitas/Estadão

PUBLICIDADE

Outros mananciais. Os sistemas Alto Tietê e Alto Cotia se mantiveram estáveis, com 22,3% e 67,5%, respectivamente. Já o Sistema Guarapiranga caiu 0,2 ponto porcentual, passando de 80,2% para 80,0%. O sistema Rio Grande também teve queda de 0,2 ponto porcentual, registrando 93,5% nesta segunda-feira. O sistema Rio Claro subiu de 56,4% para 56,5%. 

No vermelho. Após três meses consecutivos no azul, o Sistema Cantareira voltou a registrar déficit no seu estoque de água em maio. Boletim divulgado pela Agência Nacional de Águas (ANA) mostra que a diferença entre o volume que entrou e o que saiu do manancial no segundo mês seco do ano ficou negativa em 2 mil litros por segundo, o equivalente ao consumo de 800 mil pessoas - uma cidade do porte de São Bernardo do Campo - na atual situação de racionamento na Grande São Paulo.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.