Aos 52 anos, Brasília é retratada muito além dos cartões-postais

Brasília faz 52 anos hoje e o estadão.com.br convidou os leitores que moram na cidade, no decorrer da semana, a clicar cenas do cotidiano. A missão dada aos fotógrafos amadores: fugir de monumentos e cartões-postais, para mostrar a visão particular de cada habitante.

PRISCILA TRINDADE, O Estado de S.Paulo

21 Abril 2012 | 03h05

Foram recebidas mais de 100 fotos. Desse total, 47 estão publicadas no site estadão.com.br. As 15 melhores estão na conta do jornal no Instagram (@estadao) e na versão em tablet.

As imagens mostram cenas típicas de uma grande cidade - no caso, Brasília obedece ao Plano Piloto feito a partir de um anteprojeto do arquiteto Lucio Costa, escolhido por concurso público nacional. Foram clicadas barbearias, feiras livres, trânsito, metrô, bares, festas, pedestres. Entre as fotos inusitadas está a de um leitor que clicou a sua avó.

Projeto. O recebimento de fotos foi feito pelo Instagram, a rede social de fotografia com mais de 30 milhões de usuários no mundo para iPhone, iPad e, mais recentemente, compatível com celulares e tablets com Android.

O estadão.com.br tem conta no Instagram há dois meses. A estreia foi com uma homenagem fotográfica dos leitores ao aniversário do Rio.

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.