10 de setembro de 2012 | 03h02
Cubatão era de fato o município mais crítico e foi acertada a decisão de priorizar a região e começar lá os trabalhos de remoção das famílias para áreas mais adequadas à ocupação urbana. A implementação do programa é mais lenta do que esperávamos, mas ainda assim é um esforço considerável e um bom exemplo que deveria ser adotado em outras localidades igualmente críticas.
O litoral norte de São Paulo tem os municípios mais preservados da Mata Atlântica, com uma beleza paisagística singular e grande vocação para o desenvolvimento aliado à conservação. Mas, infelizmente, o cenário é outro. As intervenções irregulares interferiram diretamente na conservação e acarretaram perdas florestais, da biodiversidade e também da integridade e qualidade de vida das populações.
No litoral norte, o município que realmente merece atenção especial e deve ser priorizado é São Sebastião. Atualmente, é o que se encontra em situação mais crítica, enfrenta grande pressão em seus recursos naturais e está sob forte ameaça por novos projetos e empreendimentos de alto impacto para a região.
O ideal é que esse esforço de recuperação seja feito de forma integrada, entre o governo do Estado e prefeituras, e esse programa não seja considerado como medida compensatória para os projetos que virão.
Os trabalhos devem ser realizados de forma a construir um planejamento da expansão, evitando a ampliação e ocupação em áreas inadequadas para habitação, promovendo um esforço de restauração da vegetação nativa, de saneamento ambiental e criando um processo de monitoramento e fiscalização para evitar novas invasões.
Outro esforço ainda deve ser voltado para o uso público do Parque Estadual da Serra do Mar, estimulando e fortalecendo iniciativas e atividades sustentáveis das comunidades locais, de forma a trazer o desenvolvimento regional, aliado à conservação da natureza.
Por fim, além dos planos diretores, seguindo o que determina a Lei 11428/2006, os municípios devem elaborar e implementar o Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica. Isto é urgente e deveria ser um dos principais compromissos dos candidatos a prefeitos e vereadores para com os cidadãos.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.