ANÁLISE: É fundamental realizar ensaios em laboratórios

Os acidentes ocorridos em obras podem estar ligados às falhas de projetos e/ou a erros na construção. Um mau projeto ou uma construção malfeita pode levar ao colapso da estrutura, provocando o desabamento da edificação. No projeto, equívocos podem ocorrer desde a contratação, quando é usado o critério de menor preço, o que prejudica a execução de um projeto básico rigoroso e pode resultar em paradas, atrasos e acidentes.

Gilberto Antonio Giuzio É ENGENHEIRO CIVIL, DIRETOR DO SINDICATO DA, ARQUITETURA, DA ENGENHARIA (SINAENCO), O Estado de S.Paulo

28 de agosto de 2013 | 02h09

Além disso, é fundamental realizar ensaios de acompanhamento na execução da obra. Feitos por engenheiro e laboratórios habilitados, eles verificam se o projeto está sendo executado corretamente e, também, se as etapas e materiais de uma obra têm a resistência exigida por norma, garantindo a qualidade do que está sendo construído. Essa é a melhor maneira de checar se a obra está sendo bem executada, de acordo com o projeto, desde a fundação a estruturas e cobertura, itens essenciais para certificar a segurança.

Cuidados dessa natureza - que parecem tão simples, mas acabam sendo negligenciados - diminuiriam muito a chance de problemas, de todos os níveis de gravidade, em obras de construção e reforma.

)

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.