PUBLICIDADE

Água no Cantareira aumenta pelo quarto dia seguido

Os demais cinco sistemas de abastecimento hídrico da Região Metropolitana de São Paulo também apresentaram viés de alta

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

SÃO PAULO - O Sistema Cantareira, que abastece mais de 6 milhões de pessoas na Grande São Paulo, registrou, nesta terça-feira, 10, o quarto aumento consecutivo em sua reserva de água. A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) informa que o volume do reservatório atingiu 13,3% de sua capacidade, ante 12,9% na segunda-feira, 9.

PUBLICIDADE

Entre um dia e outro houve o acúmulo de 3,9 milímetros de água da chuva na região, menos do que nas 24 horas anteriores, quando o patamar chegou a 31 mm.

Os outros cinco sistemas também apresentaram viés de alta, segundo revelam os dados da Sabesp. O que mais cresceu foi o Sistema Rio Claro, que subiu 2,6 pontos percentuais nesta terça-feira, alcançando a marca de 92,4% de sua capacidade de reserva.

Além da presença das chuvas, a redução do volume de água retirado ajuda a explicar o aumento do Cantareira Foto: Tiago Queiroz/Estadão

Em seguida, vêm os Sistemas Guarapiranga e Alto Cotia, que subiram 1,1 ponto percentual cada um. O primeiro passou de 69,3% para 70,4%. O outro, de 50,3% para 51,4%. 

Por sua vez, o Sistema Rio Claro chegou a 39,6%, ou seja, 0,3 ponto percentual a mais do que na manhã de segunda-feira. Já o volume do Sistema Alto Tietê elevou-se de 19,7% para 19,9% no período.

Apesar do aumento da quantidade de água acumulada nos reservatórios que abastecem a Região Metropolitana, a crise hídrica ainda está longe do fim. A situação pode se agravar após o fim de março, quando a quantidade de chuvas deve diminuir consideravelmente na região.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.