Aeroportos têm 251 voos mistos por semana

Toda semana, 251 voos domésticos das duas maiores empresas aéreas brasileiras, TAM e Gol, saem de terminais internacionais. São aproximadamente 50 mil passageiros de voos nacionais que invadem a área destinada a quem chega ou vai para o exterior.

O Estado de S.Paulo

05 de agosto de 2012 | 03h03

Segundo o levantamento feito pelo Tribunal de Contas da União em 2011, a TAM era responsável por 140 voos de cabotagem por semana e a Gol, 111 - a empresa afirmou, porém, ter apenas dois voos com essa característica e reiterou que "a segurança na imigração não é de responsabilidade da companhia". Já a TAM diz que "está participando das discussões promovidas pelas autoridades sobre a questão apontada pelo TCU" e voos de cabotagem são "uma prática comum na aviação mundial, pois oferecem mais comodidade para clientes em extensões de viagens internacionais".

Transtornos. Enquanto as brechas na fiscalização permitem que estrangeiros entrem no País ilegalmente, passageiros domésticos que vão fazer um simples voo de 50 minutos entre Belo Horizonte e São Paulo, por exemplo, entram no pente fino do raio X dos voos internacionais.

Foi o que aconteceu com o montador de vídeo Felipe Minicucci, de 30 anos. Sem saber, ele comprou o trecho BH - São Paulo de um voo que, depois de parar na capital paulista, seguiria para Buenos Aires.

"Todo mundo teve de passar pelos procedimentos de embarque internacional e isso atrasou o voo", conta. "Jogaram fora meu produto de lente de contato porque tinha mais de 100 ml. Se eu soubesse, teria despachado." / A.R. e N.C.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.