ABD tem 1ª linha com 100% de ar-condicionado

O governador do Estado entregou ontem 26 novos ônibus para a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU). Todos os veículos têm ar-condicionado e serão usados nas linhas que utilizam o corredor metropolitano ABD (que liga São Mateus, na zona leste, ao Jabaquara, na zona sul, e passa por quatro cidades do ABC). "Agora temos a primeira linha, Jabaquara até São Bernardo-Ferrazópolis, totalmente com ar-condicionado. Esta é a nossa meta, que os ônibus da EMTU possam chegar a 100% com ar condicionado", afirmou Geraldo Alckmin.

, O Estado de S.Paulo

22 Fevereiro 2011 | 00h00

Os ônibus têm um tipo de ar-condicionado individualizado, como o de aviões e ônibus de viagem: cada usuário pode fechar a passagem para a ventilação. O governo estadual acredita que cerca de 250 mil pessoas serão beneficiadas pelo equipamento.

A Metra, empresa que administra o corredor, também iniciou os testes com um protótipo de paradas de ônibus em formato de uma cabine fechada, na qual os passageiros pagam a tarifa ao entrar no ponto, e não no veículo. O modelo é semelhante ao de Curitiba e Bogotá. "A vantagem é que você aloca todos os que pagam a passagem nesse espaço e quando o ônibus vem, abre-se mais de uma porta, como é o metrô", explicou o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes. "Com isso você ganha tempo e ganhar tempo nesse trabalho é fundamental."

Iniciativa privada. O governador também disse ontem que os próximos corredores podem ser concedidos, como acontece com o ABD. Alckmin, no entanto, vai conversar com empresários para que a iniciativa privada participe da construção.

"No caso do corredor de Guarulhos até Tucuruvi, a obra física será do governo, mas podemos estudar outras ligações, como por exemplo o corredor ABD com Guarulhos, para ligar até o Aeroporto de Cumbica e a Jacu-Pêssego", afirmou Alckmin.

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.