Abaixo de zero, Sul deve esquentar até 30°C na 4ª

Ontem, temperatura mais baixa foi registrada em Bom Jardim da Serra (SC): -9,2°C, a mais fria em duas décadas

LUCAS AZEVEDO / PORTO ALEGRE, O Estado de S.Paulo

09 de junho de 2012 | 03h03

O amanhecer ontem no Rio Grande do Sul foi um dos mais gelados dos últimos anos e a sensação térmica chegou a -7,8°C em Santa Rosa, no noroeste do Estado, de acordo com a empresa de meteorologia MetSul. A temperatura mais baixa no País, no entanto, foi oficialmente registrada em Bom Jardim da Serra, Santa Catarina, onde os termômetros marcaram -9,2°C, segundo o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia (Ciram), órgão oficial de Santa Catarina. É a menor temperatura registrada no Estado em duas décadas.

No decorrer da próxima semana, no entanto, haverá uma inversão da temperatura. Os termômetros que marcaram ontem 0°C poderão mostrar 30°C na próxima quarta-feira.

A massa de ar polar sobre o Rio Grande do Sul derrubou a temperatura em todas as regiões. Geou na maioria dos pontos do Estado, até mesmo ao redor de Porto Alegre, onde a temperatura mais baixa foi de -0,3°C. A máxima ficou entre 14°C e 15°C.

Ainda segundo a MetSul, neste fim de semana o frio perderá força, mas as temperaturas próximas a 0°C ainda serão sentidas hoje. No domingo, a chegada de uma área de baixa pressão deve levar chuva a grande parte do Estado. Com a nebulosidade, estão sendo esperadas chuvas fortes, ventania e granizo, conforme a MetSul.

A partir de segunda-feira, uma massa de ar quente entrará no Rio Grande do Sul, fazendo com que as temperaturas subam na terça e na quarta-feira e até superem os 30ºC no centro e oeste do Estado.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.