8 em cada dez pós-graduados são brancos

A população de mestres e doutores é "muito mais branca" que a população como um todo. Essa foi uma das principais constatações do estudo do Centro de Estudos e Estudos Estratégicos. Enquanto nas estatísticas oficiais os brancos correspondem a 47% da população do País, quando analisada a cor da pele do contingente de pós-graduados o porcentual de brancos chega a quase 80%. O número é bem superior ao de outras raças.

O Estado de S.Paulo

24 Abril 2013 | 02h02

Do total de mestres, por exemplo, só 3% são negros. E pardos representam 12% dos doutores. "Esse levantamento infelizmente não me surpreende. Pensava que seria até maior o porcentual de brancos", diz o presidente do Conselho Nacional de Educação, José Fernandes de Lima.

Segundo o professor da Faculdade de Educação da USP, Ocimar Alavarse, os números refletem a "seletividade" do sistema educacional brasileiro. "O quadro pode até se modificar nos próximos anos, quando formarmos nova geração de negros na educação superior", diz, referindo-se à entrada desses alunos por ações afirmativas. / DAVI LIRA

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.