
30 de agosto de 2012 | 03h05
Só no Estado de São Paulo, há mais de 2 mil vagões abandonados, em dezenas de "cemitérios" de trens.
O grupo de trabalho vai levantar a situação desse patrimônio que pertenceu à Rede Ferroviária Federal (RFFSA), estatal que administrava as estradas de ferro brasileiras, transferidas para a iniciativa privada por meio de concessões entre 1996 e 1998. Hoje, as locomotivas e vagões envolvidos em ações judiciais estão se deteriorando. Em São Paulo, a concessionária América Latina Logística (ALL) fez um acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para trocar vagões velhos por novos e vender a sucata, mas o negócio foi embargado pela Justiça.
Os cemitérios de trens causam transtornos à população. Em Iperó, a 125 km de São Paulo, a prefeitura foi à Justiça para obrigar a ALL a retirar cerca de 300 vagões que apodrecem no pátio ferroviário, servindo de abrigo para usuários de drogas e de meio para a proliferação do mosquito da dengue.
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