40% dizem pegar trânsito todos os dias

Estudo divulgado ontem pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que seis em cada dez motoristas do País enfrentam congestionamento ao menos uma vez por semana, quatro em cada dez diariamente e só pouco mais de 30% dizem que o trânsito não os atrapalha. Já entre motociclistas, 55% afirmaram nunca enfrentar engarrafamentos no trajeto.

Renato Machado, O Estado de S.Paulo

05 Maio 2011 | 00h00

A rapidez nos deslocamentos é a principal razão para escolha do meio de transporte por usuários de automóvel, moto e bicicleta. Motoristas e passageiros de carros também citam comodidade e conforto. Quem anda a pé diz que essa foi sua opção por ser mais saudável. Usuários de transporte público citam o preço como o motivo principal.

Diferenças. Nas capitais, 64,9% dos entrevistados usam transporte público - no interior, são 35,8%. Mas, ao contrário das capitais, no interior é relevante o número de pessoas que andam de moto (15%), a pé (16,6%) e de bicicleta (8,5%). Automóveis são o segundo meio mais usado (23,9%). Carros também ficam em segundo nas capitais (23,3%). Por outro lado, a participação de outros meios é menor. Motos são 5% do total - na capital paulista, elas representam o dobro disso. Somados, ciclistas e pedestres ficam em 5%.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.