Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itapeva
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itapeva

2 crianças e motorista morrem em acidente com ônibus escolar em Itapeva

Veículo que transportava estudantes foi atingido por caminhão carregado com madeira; acidente deixou ainda 9 feridos

José Maria Tomazela, O Estado de S.Paulo

29 de julho de 2019 | 15h41
Atualizado 30 de julho de 2019 | 14h47

SOROCABA - Um acidente envolvendo um ônibus escolar e um caminhão bitrem causou a morte de um motorista, duas crianças e deixou outras nove pessoas feridas, no início da tarde desta segunda-feira, 29, em Itapeva, no sudoeste paulista. O veículo que transportava alunos da zona rural teria sido atingido por um caminhão carregado com madeira, na Rodovia Faustino Daniel da Silva, que liga a cidade ao distrito de Guarizinho. O coletivo caiu em uma ribanceira. O ônibus pertence a uma empresa contratada pelo município para o transporte de alunos. 

As crianças eram estudantes da rede municipal e seguiam para a escola, quando aconteceu o acidente. Equipes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar Rodoviária e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados para socorrer as vítimas. Os feridos foram levados para a Santa Casa de Itapeva.

Testemunhas do acidente relataram que o motorista Valdir Aparecido Melo Correia, de 31 anos, que também morreu, conseguiu evitar uma tragédia maior. Conforme o relato, ao perceber que o ônibus colidiria em cheio contra a carreta desgovernada, ele desviou o ônibus para o acostamento.

A carreta, carregada com toras de madeira, bateu na lateral do ônibus e tombou na estrada. A manobra vitimou o próprio motorista, mas preservou a maior parte das crianças. O ônibus escolar seguia pela estrada Faustino Daniel da Silva, que liga Itapeva ao Distrito de Guarizinho, quando se envolveu no acidente. Testemunhas disseram que uma das carrocerias da carreta bitrem desengatou e ficou desgovernada na estrada.

Com o impacto, o ônibus foi lançado para fora da pista. No local do acidente, morreram duas meninas de 5 e 6 anos. Equipes de socorro foram mobilizadas e os feridos foram levados para a Santa Casa de Itapeva. O motorista chegou a ser socorrido, mas morreu após chegar ao hospital. O motorista era casado e a mulher dele precisou ser sedada ao receber a notícia da morte. Outros familiares disseram que ela saiu em desespero do hospital e quase foi atropelada por um carro.

Os feridos

Uma mulher adulta, monitora da escola, e oito alunos com idades entre 8 e 11 anos foram atendidos na Santa Casa de Misericórdia de Itapeva. Uma das crianças, de 10 anos, passaria por cirurgia por causa de um ferimento na mão. As demais, segundo a assessoria do hospital, foram medicadas e permaneceram em observação durante a tarde. No início da noite, todas tinham sido liberadas na presença dos pais.

Em nota, a prefeitura de Itapeva manifestou solidariedade às vítimas e os seus familiares. O prefeito Luiz Cavani (PSDB) assinou decreto de luto oficial. “O chefe do Poder Executivo se compadece com a dor dos familiares neste momento tão difícil e estima a pronta recuperação das crianças e todas as pessoas envolvidas neste trágico acidente”, informou. 

Prefeito decreta luto

O prefeito de Itapeva, Luiz Cavani (PSDB), usou as redes sociais para lamentar o acidente. "Hoje era pra ser um dia de alegria! Nossas crianças voltando às aulas depois das férias. Mas infelizmente uma tragédia nos tirou a vida de duas lindas crianças e um homem trabalhador. Nossas orações estão com as famílias enlutadas e com todas as crianças que estão em recuperação na Santa Casa de Itapeva e seus familiares. Que Deus conforte a todos! Estamos decretando luto oficial de três dias em nosso município."

O motorista da carreta, que não se feriu, prestou depoimento e foi liberado. Conforme a Polícia Civil, a perícia realizada no local e nos veículos ajudará a esclarecer as causas do acidente.

 

Tudo o que sabemos sobre:
Itapeva [SP]acidente de trânsito

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.