2,3 mil cruzamentos da capital terão 'vermelho piscante'

Após pressão do MP, Prefeitura faz campanha na TV para explicar como funciona o novo tempo de travessia para pedestres

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Por CAIO DO VALLE
Atualização:

Depois de o Ministério Público Estadual pressionar, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) dá início hoje a uma campanha publicitária que mostrará as mudanças que estão sendo feitas nos semáforos de pedestres da capital paulista. Nos próximos meses, os sinais para quem anda a pé terão a programação das luzes coloridas alterada em 2.343 cruzamentos. O vermelho piscante passará a durar mais tempo. O tempo do verde, por sua vez, diminuirá.A mudança não refletirá em menos tempo destinado à travessia das pessoas - trata-se de uma questão de segurança. Segundo os técnicos da CET, a ampliação do vermelho piscante garante que a faixa seja atravessada com "conforto e segurança". Com isso, o pedestre não precisará mais correr, como ocorre atualmente. O conceito também ajudará a reforçar que só se deve começar a atravessar uma rua ou avenida quando o verde estiver aceso para quem vai a pé.A CET iniciou testes da nova lógica do vermelho piscante em 2011, em um projeto-piloto na esquina da Avenida Juscelino Kubitschek com a Rua Professor Geraldo Ataliba, no Itaim-Bibi, zona sul. Em outubro, a Promotoria de Habitação e Urbanismo pediu esclarecimentos à empresa. A promotora Stela Tinone Kuba queria saber se a CET tinha um prazo para expandir a alteração para todos os semáforos. Isso porque diversos especialistas em engenharia de trânsito afirmam que o funcionamento simultâneo de dois padrões diferentes dos semáforos seria perigoso. Pessoas acostumadas com um tipo de piscante poderiam correr riscos em locais em que a programação não fosse igual.Outro questionamento era com relação à divulgação prévia dessa mudança à população. Inicialmente, a CET não havia demonstrado disposição de realizar uma campanha. Mas, após as requisições da promotora, a empresa mudou de ideia. A agência de publicidade nova/SB, a mesma que desenvolveu a campanha do homem-faixa, foi contratada para o serviço. O gerente de Operações da CET, Wlamir Lopes da Costa, adiantou que a meta é mudar todos os semáforos estipulados até dezembro.A peça de vídeo que vai ao ar na próxima semana tem um minuto e mostra o personagem explicando como os semáforos funcionam hoje e como passarão a funcionar. O diretor de criação da agência, Ricardo Furriel, diz que a principal dificuldade foi condensar os dois conceitos em um tempo curto. "A maior parte das pessoas nunca deve ter reparado como esses sinais funcionam em São Paulo."A Prefeitura não divulgou quanto gastou na campanha, que estará em emissoras como Globo e Record. Mas o vídeo teria custado cerca de R$ 90 mil.

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