1º shopping de SP é de um carioca

O arquiteto carioca João Henrique Rocha é uma referência na arquitetura de centros comerciais. Aos 42 anos, projetou o primeiro shopping center do Brasil, no subúrbio carioca. O Shopping do Méier foi inaugurado em 1965. Um ano depois, ficou pronto segundo projeto dele, o Shopping Iguatemi, no Jardim Paulista, a primeira construção do gênero em São Paulo- cidade que hoje é conhecida por ser a meca dos shoppings centers.

O Estado de S.Paulo

10 de junho de 2012 | 03h02

Rocha implantou na capital paulistana o modelo americano de centro de compras. A inauguração foi um grande acontecimento na cidade. Compareceram cinco mil pessoas, que ainda puderam desfrutar de shows de Chico Buarque e Nara Leão. A obra custou 60 milhões de cruzeiros (valor da época), levou 16 meses, e envolveu 2,5 mil operários. Em 1977, o prédio que era térreo ganhou sete andares.

O conceito urbano de compras implantado pelo arquiteto carioca no Brasil serviu de modelo para outros projetos. Em 1976, São Paulo ganhou o segundo shopping, o Ibirapuera, em Moema, na zona sul da cidade. A partir da década de 1980, vários outros prédios parecidos surgiram Brasil afora. Hoje, São Paulo é a cidade com o maior número de shoppings do País. Dos 437 empreendimentos deste tipo que existem no Brasil, 144 estão na capital paulistana./ VALÉRIA FRANÇA

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.