PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Histórias e curiosidades do jeito de viver nos condomínios de SP

Conectados

Por Angélica Arbex
Atualização:

[embed width="560" height="315"]https://www.youtube.com/embed/GNqCvhPXXs0[/embed]

PUBLICIDADE

SP anoitecendo produzido  com app para mobile, por Gabi 11

A comunicação instantânea tornou o conceito de tempo muito diferente do que já foi desde sempre. Marcar uma festa, convidar as pessoas... A primeira coisa que vem à cabeça é fazer um grupo no whatsApp.

Mais do que qualquer outra coisa, acho que a tecnologia mexeu mesmo foi com o nosso tempo. E, claro, com a nossa disponibilidade. Nunca foi tão simples, fácil e barato falar com um grupo grande de pessoas ao mesmo tempo. Claro, já tinha o e-mail, os grupos do e-mail. Mas não tinha interatividade. Não era social, uma rede social.

Até hoje as experiências mais fortes que acompanhei foram de grupos que se reúnem porque alguma coisa não vai bem no condomínio e transformam as redes sociais em um fórum para expor os problemas coletivos e pressionar por soluções. É legítimo, mas talvez não seja o caminho mais inteligente.

Publicidade

Aproximar, pela tecnologia, pessoas que vivem com a apenas alguns andares de distância, pode ser muito interessante mesmo quando tudo vai bem e não há nada a reclamar ou reivindicar. E este é o caso da imensa maioria dos condomínios.

As pessoas podem trocar experiências com serviços e comércios dos arredores: desde a avaliação de uma pizza nova no bairro, passando pelo centro de estética, até a indicação de uma boa babá por exemplo.A tecnologia pode simplificar a vida apresentando alternativa de carona para o trabalho, para a escola das crianças, para o futebol no domingo. Pode economizar tempo através de enquetes prévias para assuntos importantes que deverão ser votados na próxima assembleia; pode ajudar na segurança, compartilhando instantaneamente uma situação de emergência.

Nos condomínios, vejo iniciativas surgindo que podem mudar o jeito como a gente mora e convive. Desde monitoramento remoto de portaria, até sites que mostram em tempo real como está a reforma da quadra, passando por aplicativos para smartphones com diversos recursos para quem vive em condomínios.

Como toda esta oferta vai facilitar a nossa vida e trazer benefícios reais e permanentes. A resposta eu ainda não tenho. Mas continuo testando, procurando, com o radar ligado. Tenho certeza que morar com whatsApp, facebook, twitter, apps para mobile e wi-fi grátis para todos (espero que em muito pouco tempo) vai ser completamente diferente do que já foi e do que é agora. Quem construir ou achar as respostas certas vaicertamente vai ganhar muitos likes.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.