Leitora se queixa de não receber documento de quitação de imóvel pelo Santander

Banco afirma ter entrado em contato com a cliente e ter solucionado o caso.

Renata Okumura

25 de novembro de 2021 | 05h00

A leitora Érica Arruda reclama de não receber um documento de quitação de um imóvel pelo Santander, que já foi pago desde 2019. A proprietária deseja vender o apartamento, mas, para isso, precisa do comprovante, que o banco não havia realizado. Diversas tentativas de contato e resolução do caso foram feitas.

Foto: Epitácio Pessoa/Estadão

Reclamação da leitora Érica Arruda: “Estamos vendendo o nosso apartamento e soubemos pela imobiliária que precisamos dar baixa à alienação no cartório. Quitamos o apartamento ainda em 2019, mas na época não sabíamos que teríamos que dar baixa. Além disso, ainda em 2019, recebemos do Santander apenas uma procuração com assinaturas de profissionais do banco, mas sem o termo de quitação.

Pois bem, no dia 9 de novembro deste ano, solicitamos ao Santander a segunda via do certificado de quitação de meu apartamento. O atendente do setor de crédito imobiliário solicitou que enviássemos por e-mail o documento com a matrícula do imóvel e informou que o pedido iria para uma ‘esteira’ e que a segunda via do certificado de quitação sairia em sete dias úteis. Informou, também, que o documento só seria enviado pelos correios, sem a possibilidade de buscarmos em algum endereço do Santander.

Quase todos os dias ligávamos para o banco para perguntar como estava o andamento, pois preciso deste documento com urgência. Em todas as ligações, os atendentes informavam a mesma coisa: que o documento ficaria pronto em sete dias úteis a partir da entrada do pedido.

Exatamente no dia 19 de novembro, quando completaram os 7 dias úteis, liguei para o banco e tive a péssima notícia de que houve algum erro de comunicação, e que o documento não havia sido feito. Além disso, uma atendente, que parecia muito perdida, informou que verificou com o supervisor dela que o termo só fica pronto depois de 30 dias úteis após a quitação do apartamento. Eu falei para ela diversas vezes que o apartamento foi completamente quitado em 2019.

Como eu já estava totalmente insatisfeita com toda essa falta de comunicação e respeito, comuniquei que procuraria a imprensa, caso não tivesse um retorno efetivo ainda no dia 19, e tive a promessa da atendente de que seria no mesmo dia. Estou só pedindo algo que é meu por direito e, por mais que seja urgente, este grande banco ignora.” 

Resposta do Banco Santander: “O Santander informa que entrou em contato com a cliente e solucionou o caso.”

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