Renata Okumura
06 de julho de 2020 | 05h00
Talita Belletti ligou para o laboratório CDB para ter informações sobre testes de covid-19. Ela disse que foi informada que poderia fazer o exame de sorologia, conforme pedido médico. No entanto, no dia do exame, ela e a filha apenas realizaram o tipo IgG. Ao levar o resultado para a médica, foi informada que deveria ter feito o IgG e o IgM. O IgM positivo informa que o paciente foi contaminado recentemente, estando infectado há 7 dias ou menos, estando em fase de recuperação. Já o IgG positivo indica infecção antiga, ou seja, a pessoa já teve a doença e possivelmente está imunizada.
Foto: Pixabay
Reclamação de Talita Belletti: “Eu liguei para o CDB para ter informações do teste de covid-19 pelo método de Sorologia (IgM/IgG). No dia do exame, na abertura de ficha, a atendente me informou que seria realizado apenas o IgG, questionei e falei que em nenhum momento na marcação do exame fui informada que estariam realizando apenas o IgG. Ela fez eu assinar uma etiqueta que dizia que seria feito só um exame. A atendente pediu que eu ficasse tranquila porque o exame que eu e minha filha realizaríamos (igG) seria o que ia dizer se estávamos com o vírus ativo no corpo. Confirmei essa informação com a coletora do exame, que disse a mesma coisa. Quando saiu o resultado e encaminhei para a médica, ela disse que fizemos o exame errado. Que deveríamos ter feito o igM que diz se estamos com o vírus ativo no corpo”.
Resposta do CDB: “Em atenção ao contato do Sra.Talita Belletti, lamentamos o ocorrido e informamos que nossa equipe retornou à cliente com esclarecimentos e informações sobre o processo de coleta. O CDB Medicina Diagnóstica esclarece que realiza exame sorológico IgG de alta performance, e que não há no mercado testes semelhantes para a detecção de IgM. Especificamente, as curvas de aumento de concentração sorológica desses anticorpos são muito próximas nos casos de infecção por SARS-Cov2, dos quais o anticorpo IgG é o mais confiável. O CDB também oferece testes rápidos para detecção de IgG e IgM, com performance inferior ao sorológico IgG. O laboratório ainda reforça que segue regras rígidas que garantem a qualidade das análises e preza esclarecer aos clientes todos os exames realizados nas unidades”.
Envie suas reclamações
Mande uma mensagem para o e-mail spreclama@estadao.com ou por WhatsApp para o número (11) 97069-8639. Nossa reportagem vai apurar a denúncia e apresentar a resposta no blog Seus Direitos, um espaço voltado ao cidadão e ao consumidor.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.