PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O blog voltado ao cidadão e ao consumidor

Leitora reclama de dificuldade para obter registro do Coren-SP

Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo explica que a apresentação do diploma de conclusão de curso é indispensável para emissão do registro profissional e exercício legal da profissão

Foto do author Renata Okumura
Por Renata Okumura
Atualização:

Augusto Siqueira afirma que estudantes de curso técnico de enfermagem de Jundiaí, no interior de são Paulo, que estão nos últimos meses do ensino não estão conseguindo obter o registro do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP).

 Foto: Freeimages

PUBLICIDADE

Reclamação de Augusto Siqueira: "Estudantes de enfermagem de Jundiaí, no interior de são Paulo, que estão nos últimos meses não estão conseguindo obter o registro do Coren-SP. Muitos não estão conseguindo concorrer para as diversas vagas que estão surgindo. Os alunos também alegam que o órgão está fechado ou não está atendendo, ou seja, diversas pessoas não conseguem ajudar na luta contra a covid-19, pois o Coren-SP está fechado".

Resposta do Coren-SP: "Informamos que a apresentação do diploma de conclusão de curso, tanto para enfermeiros, quanto para técnicos e auxiliares de enfermagem é indispensável para emissão do registro profissional e exercício legal da profissão. O atendimento presencial nas unidades do conselho está temporariamente suspenso, para contribuir com as medidas de prevenção da covid-19, seguindo as determinações das autoridades. Essa alteração não prejudicou os profissionais, uma vez que todos os serviços estão sendo oferecidos online. Embora tenha permitido a inscrição na modalidade online, o Cofen não dispensou a apresentação do diploma. Dessa forma, todos os documentos continuam sendo exigidos. A Resolução Cofen nº 631/2020 é muito clara quando determina que "no processo de análise dos requerimentos, os Conselhos Regionais de Enfermagem deverão verificar as informações apresentadas em consultas eletrônicas disponibilizadas por sites de órgãos oficiais e listas de formandos enviadas pelas instituições de ensino", ou seja, é obrigatório que o Conselho Regional, além de exigir a cópia do diploma por meio virtual, confira se o estudante concluiu o curso em listagem emitida pela instituição de ensino".

Envie suas reclamações Mande uma mensagem para o e-mail spreclama@estadao.com ou por WhatsApp para o número (11) 97069-8639. Nossa reportagem vai apurar a denúncia e apresentar a resposta no blog Seus Direitos, um espaço voltado ao cidadão e ao consumidor.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.