Foto do(a) blog

O blog voltado ao cidadão e ao consumidor

Leitora reclama de cobrança indevida em cartório do interior de SP

Tabelionato se corrigiu e cobrou o devido de acordo com a tabela de custas da associação do setor

PUBLICIDADE

Foto do author Ludimila Honorato
Por Ludimila Honorato
Atualização:

Adriana De Luca Germino foi buscar algumas certidões no cartório da cidade de Conchal, interior de São Paulo, e alega que foi cobrada indevidamente pelos serviços. Segundo ela, as documentações eram de inteiro teor e deveriam ser cobradas uma única vez, mas o funcionário disse que ela deveria pagar por cada uma delas. Após intermédio do SP Reclama, ela confirmou que o tabelionato corrigiu a informação e, por fim, ela pagou o devido de acordo com a tabela de custas da associação do setor.

 Foto: Pixabay

PUBLICIDADE

Reclamação de Adriana De Luca Germino: Ao buscar certidões (no cartório), entre elas a de casamento de minha avó e a de nascimento de minha mãe, deparei-me com uma arbitrariedade do tabelião da cidade de Conchal, interior de São Paulo. Ele se nega, terminantemente, a seguir a tabela de custas da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (ARPEN-SP) no que se refere ao valor das certidões de inteiro teor, já que ele quer cobrar cada averbação que houver, quando deveria cobrar uma única vez o valor desse modelo de certidão que, como o próprio nome diz, é de Inteiro Teor e já engloba quaisquer averbações feitas. Existe uma regulamentação a ser seguida por todos os cartórios do Estado, a qual está sendo totalmente ignorada pelo tabelião. Enviei vários e-mails solicitando ao funcionário que o cartório revisse tal postura, mas não obtive êxito.

Resposta da Arpen: Informamos que o Tabelionato de Notas e Registro Civil de Conchal entrou em contato com a reclamante e já solucionou a situação referente à discrepância de valores relativos à Certidão de Inteiro Teor, corrigindo informação inicial transmitida pelo funcionário da unidade, que por sua vez já foi devidamente orientado pelo titular da unidade.

Envie suas reclamações Mande uma mensagem para o e-mail spreclama@estadao.com ou por WhatsApp para o número (11) 97069-8639. Nossa reportagem vai apurar a denúncia e apresentar a resposta no blog Seus Direitos, um espaço voltado ao cidadão e ao consumidor.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.