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Leitora enfrenta dificuldade para trocar placa de veículo

Detran.SP informa que caso foi solucionado

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Por Renata Okumura
Atualização:

A placa do veículo de Luciana Nunes foi danificada após fortes chuvas. Ela foi até o Poupatempo de Taboão da Serra, na região metropolitana de São Paulo, para realizar o serviço. Pediu a troca somente da placa dianteira, sem saber que o modelo da traseira ficaria diferente, o que não é permitido. Ela quer saber por que o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) quer cobrar novamente a placa dianteira. No dia, não foi realizada vistoria no emplacamento antigo do veículo.

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Reclamação de Luciana Nunes: "Fui umas das vítimas das enchentes que atingem a cidade. A placa do meu carro ficou danificada. Infelizmente, não tenho conhecimento sobre tipos de placas. Então, recorri ao site do Detran, preenchi o formulário para segunda via de placa e fui ao Detran de Taboão da Serra. No atendimento, solicitei uma nova placa dianteira. Ao ser questionada se a placa traseira estava bem afixada, respondi que sim. No momento de colocar a placa, não fizeram, pois a traseira era divergente do modelo dianteiro pedido. Fui informada de que não poderiam realmente fazer porque havia assinado um protocolo solicitando uma placa diferente e que agora eu precisava fazer um novo pedido das duas placas e pagar novamente. Além disso, para maior surpresa, o órgão não permite solicitar somente a placa traseira e também não permite reaver a diferença da primeira que foi paga."

Resposta do Detran.SP: "Informamos que a cidadã Luciana Nunes assinou um protocolo na hora do seu atendimento afirmando que seu veículo já portava placa do novo modelo (utilizado desde 1º de agosto de 2014 no Estado de São Paulo), assumindo a responsabilidade sobre a veracidade da informação e escolha apenas da placa dianteira. No entanto, o veículo portava placa traseira não refletiva, além de lacre na cor azul, e por estar em desconformidade com o exigido pela legislação de trânsito, precisava também ser trocada - o que já foi feito pela cidadã. O Detran.SP esclarece que disponibiliza em seu portal, na área de "Veículos", um passo a passo completo sobre como obter a 2ª via de placas ou lacres."

Envie suas reclamações Mande uma mensagem para o e-mail spreclama@estadao.com ou por WhatsApp para o número (11) 97069-8639. Nossa reportagem vai apurar a denúncia e apresentar a resposta no blog Seus Direitos, um espaço voltado ao cidadão e ao consumidor.

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