Foto do(a) blog

O blog voltado ao cidadão e ao consumidor

Leitor reclama de novas regras do Bilhete Único

SPTrans esclarece que o Bilhete Único é de uso pessoal e intransferível, sendo assim, o orienta a obter um cartão para cada membro de sua família

PUBLICIDADE

Foto do author Renata Okumura
Por Renata Okumura
Atualização:

Luiz Antônio Alves de Souza questiona a aplicação das novas regras do Bilhete Único também para bilhetes com carregamento prévio de passagem. Ele diz que possui um cartão reserva para uso entre os familiares. No entanto, por fazer o pagamento prévio, ele esperava que poderia continuar usando esse bilhete da mesma forma.

 Foto: José Patrício/ Estadão

PUBLICIDADE

Reclamação de Luiz Antônio Alves de Souza: "O novo cartão do Bilhete Único passa a ter foto e vários dados do seu usuário. Trata-se de uma medida perfeita para se evitar fraudes e utilizações indevidas em documentos destinados aos idosos, estudantes e vale-transporte. Entretanto, a SPTrans exige a mesma burocracia para um bilhete normal, que é carregado e pago antecipadamente, pelo valor total da passagem. Isso me parece uma exigência sem sentido".

Resposta da São Paulo Transporte: "Em atenção à mensagem do munícipe Luiz Antônio Alves de Souza, a SPTrans esclarece que o Bilhete Único é de uso pessoal e intransferível, sendo assim, o orienta a obter um cartão para cada membro de sua família. A primeira via é gratuita. Para obter o BU personalizado basta se cadastrar no site e, após conclusão e aprovação da foto, retirar o novo cartão personalizado em um dos terminais de ônibus municipais. Vale esclarecer que no dia 30 de setembro não haverá bloqueio dos cartões do Bilhete Único emitidos antes de 2014, mas, sim, dos créditos do tipo Comum nesses cartões caso o saldo nesta carteira seja superior a R$ 43".

Envie suas reclamações Mande uma mensagem para o e-mail spreclama@estadao.com ou por WhatsApp para o número (11) 97069-8639. Nossa reportagem vai apurar a denúncia e apresentar a resposta no blog Seus Direitos, um espaço voltado ao cidadão e ao consumidor.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.