Leitor reclama de cobrança indevida em estacionamento de aeroporto

Leitor reclama de cobrança indevida em estacionamento de aeroporto

Empresa fez reembolso, mas cliente contesta valores que seriam em dobro

Ludimila Honorato

03 de setembro de 2018 | 05h00

Carlos José Morais Rosa diz que, normalmente, fica isento de cobrança ao utilizar o estacionamento do Aeroporto de Guarulhos, administrado pela Estapar e com serviços do Sem Parar. Porém, ele diz que foi cobrado indevidamente algumas vezes e, de uma delas, exige o reembolso dos valores em dobro – citando o artigo 42, parágrafo único, do Código de Defesa do Consumidor -, algo que não ocorreu.

Serviço do Sem Parar utilizado em estacionamento de shopping. Foto: Filipe Araujo/AE

Reclamação de Carlos José Morais Rosa: Utilizo-me do estacionamento do Aeroporto Internacional de Guarulhos com um cartão recebido da GruAirport, através da Estapar, que me isenta das tarifas durante a realização de meu trabalho (trabalho em um órgão que presta serviço ao local). Infelizmente, o sistema utilizado pela Estapar/Sem Parar na catraca de entrada não é eficiente e, por várias vezes, houve cobrança do serviço, algo que ocorre com alguma frequência desde 2016. Na fatura com vencimento em 05/07/2018, foi lançada, indevidamente, a cobrança de quatro estacionamentos no valor de R$ 227,00. Após reclamar para a Estapar, informaram que o método de estorno seria por depósito na conta corrente. Viajei e, ao voltar, constatei que nada havia sido feito. No extrato com vencimento em 05/08/2018, foi novamente lançada a cobrança de um estacionamento indevido no Aeroporto de Guarulhos no valor de R$ 22,00. Foi-me concedido estorno de apenas R$ 54,24, ficando a diferença para ser abatida no extrato seguinte. Exijo que se faça valer o art. 42 do Código de Defesa do Consumidor.

Resposta do Sem Parar: Informamos que o Sem Parar é um moderno sistema de pagamento automático de pedágios, estacionamentos, abastecimentos e funciona como meio de pagamento efetuando as cobranças enviadas pelos estabelecimentos utilizados pelos nossos clientes. Esclarecemos que para os clientes que utilizam o cartão de credenciado, fornecido pelo estacionamento, é necessário validá-lo na cancela e, automaticamente, a cobrança pelo Sem Parar é cancelada. A manifestação do Sr. Carlos também foi encaminhada ao estacionamento responsável para as providências e medidas de melhoria. Em 14/08/2018, contatamos o cliente, ocasião em que prestamos os esclarecimentos, lamentamos pelo inconveniente e confirmamos o reembolso em depósito.

Resposta da Estapar: Informamos que, neste caso, todas as transações financeiras realizadas junto ao cliente são de responsabilidade da Sem Parar.

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