Leitor reclama de calçada danificada com risco de acidentes no bairro Santo Amaro

Leitor reclama de calçada danificada com risco de acidentes no bairro Santo Amaro

Secretaria Municipal das Subprefeituras afirma que vai realizar vistoria e acionar a concessionária responsável para fazer a reposição de equipamento

Renata Okumura

18 de outubro de 2021 | 05h00

O leitor Mauro Gamero reclama de falta de fiscalização e de manutenção em calçada da Avenida Santo Amaro, na altura do número 3.650, no bairro Santo Amaro. Ele afirma que uma caixa de inspeção de um operadora de telefonia está danificada, podendo provocar acidentes.

Foto: leitor Mauro Gamero

Reclamação do leitor Mauro Gamero: “Em razão dos constantes furtos de tampas de caixas de inspeção, fiz contato com a Prefeitura, por meio do Portal 156, que sugeriu que eu procurasse a Polícia Militar para registrar o fato. Entendo que, se o problema é crônico, as concessionárias de serviços deveriam se unir e buscar uma solução em conjunto com as autoridades policiais, ou substituir o material por outro que não tenha valor comercial. Se alguém rouba, alguém compra.

Mas a Prefeitura não pode se eximir de solicitar que as concessionárias reponham as tampas furtadas, ao menos para garantir que a população possa andar pelas nossas calçadas em segurança e sem o risco de se acidentar. É muito fácil terceirizar o problema para outros sem assumir a sua responsabilidade de fiscalização, zeladoria e manutenção. Vale lembrar que, dentro de poucos meses, um novo carnê de IPTU será distribuído aos munícipes. E, pelo que tenho conhecimento, uma das alegações para a existência de tal imposto é a conservação das áreas públicas.”

Resposta da Prefeitura de São Paulo: “A Secretaria Municipal das Subprefeituras, por meio da Subprefeitura Santo Amaro, informa que irá vistoriar o local nos próximos dias. Tratando-se de caixa de inspeção, a Subprefeitura acionará a concessionária responsável para que faça a reposição do equipamento. Caso as providências não sejam tomadas no prazo de 45 dias, haverá autuação com aplicação de multa.

A Prefeitura é responsável pela manutenção de tampas dos poços de visitas de galerias pluviais e bocas de lobo da cidade. A administração realiza a troca e reforma desses locais, durante o ano todo, nas 32 administrações regionais. Os serviços são executados após identificação de algum problema, seja qual for a causa. Entre janeiro e setembro de 2021, 2.118 poços de visitas foram reformados ou trocados em toda a cidade. No mesmo período, 25.203 bocas de lobo foram reparadas ou trocadas no município.”

Envie suas reclamações

Mande uma mensagem para o e-mail spreclama@estadao.com ou por WhatsApp para o número (11) 97069-8639. Nossa reportagem vai apurar a denúncia.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.