Foto do(a) blog

O blog voltado ao cidadão e ao consumidor

Leitor enfrenta dificuldade para cancelar contrato do Fies

Fundo de Financiamento Estudantil informa que contrato foi encerrado, mas ainda há prestações vencidas

PUBLICIDADE

Foto do author Renata Okumura
Por Renata Okumura
Atualização:

Breno Castro relata que não consegue cancelar o contrato do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Ele não consegue entrar em contato por telefone e nem pela internet. Ele diz que deseja dar baixa no contrato para ir à agência bancária e quitar as parcelas restantes.

 Foto:

PUBLICIDADE

Reclamação de Breno Castro: "Estou tentando cancelar meu contrato do Fundo de Financiamento Estudantil, mas nem o Fies e nem a Caixa me orientam corretamente. Quero cancelar o contrato e ir até a agência para quitar o que devo, mas estou enfrentando dificuldades. Enquanto isso, meu nome está sujo e há incidência de juros."

Resposta do Fies: "Em consulta ao Sistema Informatizado do Fies (SisFies), foi verificado que o financiado do leitor celebrou o contrato Fies no ano de 2005, período em que a Caixa Econômica Federal atuava como agente operador e financeiro do Fies. Nesse financiamento, segundo o Sistema do Financiamento Estudantil (Sifes/Caixa), foram realizadas liberações financeiras relativas apenas ao período inicial de contratação: 2º semestre de 2015. Além disso, consta que o contrato foi devidamente encerrado. Ainda em consulta ao Sifes/Caixa, foi observado que o financiamento possui prestações vencidas. Dessa forma, considerando que o saldo devedor encontra-se vencido e que o financiamento não se enquadra na renegociação prevista na Resolução FNDE nº 3/2010, cabe ao financiado realizar o pagamento do saldo devedor total para a liquidação do financiamento. Ressalta-se que a informação foi transmitida ao financiado pela agência da Caixa."

Envie suas reclamações Mande uma mensagem para o e-mail spreclama@estadao.com ou por WhatsApp para o número (11) 97069-8639. Nossa reportagem vai apurar a denúncia e apresentar a resposta no blog Seus Direitos, um espaço voltado ao cidadão e ao consumidor.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.