Leitor enfrenta dificuldade para cancelar contrato do Fies

Fundo de Financiamento Estudantil informa que contrato foi encerrado, mas ainda há prestações vencidas

Renata Okumura

13 Junho 2018 | 05h00

Breno Castro relata que não consegue cancelar o contrato do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Ele não consegue entrar em contato por telefone e nem pela internet. Ele diz que deseja dar baixa no contrato para ir à agência bancária e quitar as parcelas restantes.

Foto: Pixabay

Reclamação de Breno Castro: “Estou tentando cancelar meu contrato do Fundo de Financiamento Estudantil, mas nem o Fies e nem a Caixa me orientam corretamente. Quero cancelar o contrato e ir até a agência para quitar o que devo, mas estou enfrentando dificuldades. Enquanto isso, meu nome está sujo e há incidência de juros.”

Resposta do Fies: “Em consulta ao Sistema Informatizado do Fies (SisFies), foi verificado que o financiado do leitor celebrou o contrato Fies no ano de 2005, período em que a Caixa Econômica Federal atuava como agente operador e financeiro do Fies. Nesse financiamento, segundo o Sistema do Financiamento Estudantil (Sifes/Caixa), foram realizadas liberações financeiras relativas apenas ao período inicial de contratação: 2º semestre de 2015. Além disso, consta que o contrato foi devidamente encerrado. Ainda em consulta ao Sifes/Caixa, foi observado que o financiamento possui prestações vencidas. Dessa forma, considerando que o saldo devedor encontra-se vencido e que o financiamento não se enquadra na renegociação prevista na Resolução FNDE nº 3/2010, cabe ao financiado realizar o pagamento do saldo devedor total para a liquidação do financiamento. Ressalta-se que a informação foi transmitida ao financiado pela agência da Caixa.”

Envie suas reclamações
Mande uma mensagem para o e-mail spreclama@estadao.com ou por WhatsApp para o número (11) 97069-8639. Nossa reportagem vai apurar a denúncia e apresentar a resposta no blog Seus Direitos, um espaço voltado ao cidadão e ao consumidor.

Mais conteúdo sobre:

Fiesqueixaleitor