PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O blog voltado ao cidadão e ao consumidor

Leitor diz que valor cobrado por corrida em aplicativo foi dez vezes maior que a indicada quando solicitou

Empresa diz que cliente será reembolsado, desde que forneça seus dados ao motorista para que este realize o pagamento

Foto do author Ludimila Honorato
Por Ludimila Honorato
Atualização:

Marcelo Goto afirma que solicitou um motorista pelo aplicativo 99 e foi informado que a corrida custaria um determinado valor. Ele afirma, contudo, ter recebido uma cobrança dez vezes maior. Após intermédio do SP Reclama, a empresa disse que o cliente será reembolsado, desde que forneça seus dados ao motorista para que este realize o pagamento.

99 disse que, conforme os termos de uso do aplicativo, o recebimento é de responsabilidade do solicitante e do prestador do serviço - Foto: 99 / Reprodução

PUBLICIDADE

Reclamação de Marcelo Goto: No dia 02/10, solicitei um motorista por meio do aplicativo 99 para ir do bairro do Campo Belo à Vila Olímpia, em São Paulo. A corrida, segundo o app, custaria R$ 17,70. Paguei com cartão. Mais tarde, ao conferir meu extrato bancário, vi que o motorista me cobrou R$ 177,00, ou seja, 10 vezes mais do que o valor indicado. Entrei em contato com a 99, que me pediu as imagens da tela do meu smartphone com o valor da corrida indicado no app, e o meu extrato bancário com o valor debitado. Mais tarde, a 99 pediu por e-mail que eu autorizasse a empresa a enviar os meus dados bancários ao motorista para que ele fizesse o acerto, se eximindo de qualquer intermediação no caso. Segundo a 99, era a única opção para tentar reaver o valor pago a mais. Não concordei, pois me senti exposto, já que considero duvidosa a idoneidade do motorista que me atendeu.

Resposta da 99: A 99 esclarece que, conforme os termos de uso do aplicativo, o recebimento é de responsabilidade do solicitante e do prestador do serviço, quando o pagamento é dentro do carro (máquina de débito, crédito e dinheiro). Neste caso, a 99 pode intermediar o contato entre o passageiro e o motorista para que o último proceda com o reembolso, sendo responsabilidade do condutor tal pagamento. Entramos em contato com o motorista, que se comprometeu com a devolução. Para isso, é necessário que o passageiro informe seus dados bancários para que o condutor realize a transação.

Envie suas reclamações

Mande uma mensagem para o e-mail spreclama@estadao.com ou por WhatsApp para o número (11) 97069-8639. Nossa reportagem vai apurar a denúncia e apresentar a resposta no blog Seus Direitos, um espaço voltado ao cidadão e ao consumidor.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.