Foto do(a) blog

O blog voltado ao cidadão e ao consumidor

Leitor diz que sobrinha não consegue atendimento no consulado brasileiro em Amsterdã

Itamaraty explica que sede está em fase final de transferência para a cidade e pede que brasileiros se dirijam a outras repartições consulares nas proximidades

PUBLICIDADE

Por Jéssica Otoboni
Atualização:

Luiz Mario Leitão da Cunha diz que a sobrinha dele mora em Amsterdã e não está conseguindo resolver um problema burocrático porque o consulado brasileiro na capital holandesa está fechado. Após intermédio do SP Reclama, o Itamaraty afirmou que a sede está em fase final de transferência para a cidade e que as pessoas deverão aguardar a conclusão do processo ou procurar repartições consulares nas proximidades. Apesar da explicação, o leitor alega que outras sedes diplomáticas ficam muito distantes e seria necessário viajar até elas, o que traria custo à sobrinha.

Após intermédio do SP Reclama, o Itamaraty afirmou que a sede está em fase final de transferência para Amsterdã - Foto: Dudu Lima / Estadão

PUBLICIDADE

Reclamação de Luiz Mario Leitão da Cunha: Tenho uma sobrinha que mora na capital da Holanda. Ela precisa fazer uma procuração e não consegue ser atendida pelo consulado brasileiro em Amsterdã (que se mudou de Roterdã). Contudo, os funcionários alegam haver "pendências com o Itamaraty", e dizem que não há previsão de abertura da sede. Como lavrar uma procuração pública se o consulado está fechado, sem previsão de abertura? A quem um cidadão brasileiro pode recorrer em Amsterdã se não ao consulado de seu país?

Resposta do Ministério das Relações Exteriores: Com relação à queixa sobre o Consulado-Geral do Brasil em Roterdã, informamos que se encontra em fase final o processo de transferência formal daquele consulado para Amsterdã. A comunidade brasileira nos Países Baixos e demais demandantes de serviços consulares deverão aguardar a conclusão do referido processo, ou buscar, em casos mais urgentes, outras repartições consulares nas proximidades, como Bruxelas, Paris ou Frankfurt. O Consulado poderá prestar assistência em casos de emergências por meio do plantão consular no telefone +31 6 5155.4836. Pedimos a compreensão da comunidade para esse inconveniente, decorrente de circunstâncias alheias ao controle deste Ministério das Relações Exteriores.

Envie suas reclamações

Mande uma mensagem para o e-mail spreclama@estadao.com ou por WhatsApp para o número (11) 97069-8639. Nossa reportagem vai apurar a denúncia e apresentar a resposta no blog Seus Direitos, um espaço voltado ao cidadão e ao consumidor.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.