A pesquisa ouviu 678 pessoas de todas as 27 capitais brasileiras entre os dias 5 e 8 de janeiro, que fizeram compras virtuais em 2014. A margem de erro do estudo é de 3,7 pontos percentuais para um intervalo de confiança a 95%.
De acordo com a pesquisa, o consumidor costuma preferir os sites com variedade de produtos e também pelo fato de a loja ser conhecida e na opinião de quem já comprou no mesmo endereço; 70% dos entrevistados disseram já ter comprado mais de uma vez no mesmo local.
O levantamento apontou que 6% dos entrevistados não compram na internet por medo de não receber o produto ou por receio de ser enganado. Entre as desvantagens que contribuem para afastar o consumidor da internet está o prazo de entrega considerado demorado. Outro motivo é a impossibilidade de poder ver/cheirar/tocar o produto e de levar o produto para casa no momento da concretização da compra.
63% dos consumidores virtuais admitem já ter desistido de uma compra logo antes de realizar o pagamento. Essa decisão é motivada, principalmente, pelo fato de o entrevistado não saber se precisa mesmo do produto (27%).
Potencial. Para o SPC, o e-commerce tem possibilidade de passar por expansão no País. "A presença de itens de diversos segmentos - a maioria mostrando percentuais expressivos de citações dos entrevistados - indica que o e-commerce é uma atividade com grande potencial de expansão no Brasil", informou a entidade em nota à imprensa. Abaixo, confira outros números apresentados pela pesquisa, como os tipos de produtos mais adquiridos durante o ano de 2014.