PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O blog voltado ao cidadão e ao consumidor

Índice de satisfação com compras pela internet supera os 90%

Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL)  divulgada nesta terça-feira, 3, mostrou que nove em cada 10 consumidores virtuais estão satisfeitos com as compras feitas pela internet. A possibilidade de adquirir um produto ou serviço sem sair de casa, a comparação de preços entre diferentes lojas e o preço baixo tem motivado os consumidores a fazer compras nas lojas virtuais.

Foto do author Marco Antônio Carvalho
Por Marco Antônio Carvalho
Atualização:

A pesquisa ouviu 678 pessoas de todas as 27 capitais brasileiras entre os dias 5 e 8 de janeiro, que fizeram compras virtuais em 2014. A margem de erro do estudo é de 3,7 pontos percentuais para um intervalo de confiança a 95%.

PUBLICIDADE

De acordo com a pesquisa, o consumidor costuma preferir os sites com variedade de produtos e também pelo fato de a loja ser conhecida e na opinião de quem já comprou no mesmo endereço; 70% dos entrevistados disseram já ter comprado mais de uma vez no mesmo local.

O levantamento apontou que 6% dos entrevistados não compram na internet por medo de não receber o produto ou por receio de ser enganado. Entre as desvantagens que contribuem para afastar o consumidor da internet está o prazo de entrega considerado demorado. Outro motivo é a impossibilidade de poder ver/cheirar/tocar o produto e de levar o produto para casa no momento da concretização da compra.

63% dos consumidores virtuais admitem já ter desistido de uma compra logo antes de realizar o pagamento. Essa decisão é motivada, principalmente, pelo fato de o entrevistado não saber se precisa mesmo do produto (27%).

Potencial. Para o SPC, o e-commerce tem possibilidade de passar por expansão no País. "A presença de itens de diversos segmentos - a maioria mostrando percentuais expressivos de citações dos entrevistados - indica que o e-commerce é uma atividade com grande potencial de expansão no Brasil", informou a entidade em nota à imprensa. Abaixo, confira outros números apresentados pela pesquisa, como os tipos de produtos mais adquiridos durante o ano de 2014.

Publicidade

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.