PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O blog voltado ao cidadão e ao consumidor

Eletropaulo terá de oferecer canal de atendimento para serviços essenciais

Concessionária tem 20 dias para implantar o serviço; multa é de R$ 50 mil por dia de atraso  

Por Jerusa Rodrigues
Atualização:

 

 Foto: Estadão

A Fundação Procon-SP obteve liminar ontem (24/2) para que a AES Eletropaulo crie um canal de comunicação exclusivo para atender serviços essenciais/emergenciais. A decisão, da 14.ª Vara de Fazenda Pública, foi favorável à ação civil pública movida pelo Procon, em razão dos problemas enfrentados pelo Hospital Municipal e Maternidade Amador Aguiar, em Osasco, que ficou mais de 9 horas sem energia elétrica no final de 2014, após as fortes chuvas na cidade.

 

PUBLICIDADE

Segundo a diretora-executiva e a coordenadora da AJ/PGE do Procon-SP, Ivete Maria Ribeiro, a liminar vai fazercom que a Eletropaulo cumpra  Resolução 414/2010 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que diz que as distribuidoras devem disponibilizar a possibilidade de acesso diferenciado entre atendimento comercial e emergencial, o que não vinha acontecendo.

Ivete relata ainda que a liminar também determina que o atendimento seja feito por atendentes capacitados e aptos. "No caso da maternidade, vimos que os atendentes não estavam capacitados para dar efetividade ao atendimento que se identificava como urgente. Depois de 11 ligações, ainda assim os funcionários do hospital não conseguiram contato com a Eletropaulo", acrescentou.

A liminar determina que a Eletropaulo crie e divulgue, em 20 dias, após a publicação da decisão, um número específico de telefone para atendimento de casos de urgência e emergência.Além da ação civil pública, a Fundação Procon-SP autuou a AES Eletropaulo, no começo deste ano, em R$ 3,7 milhões pela demora no restabelecimento de energia da unidade hospitalar.

 

Publicidade

 Outro lado. Questionada sobre a medida, a AES Eletropaulo disse  não ter sido  notificada até o momento.

 

*foto: Evelson - (6/1) - fachada do Hospital Municipal e Maternidade Amador Aguiar

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.