Reclamação do leitor: A operadora Claro enviou meu nome para o cadastro de devedores da Serasa sem aviso prévio. Contatei a empresa e descobri que o débito era referente a uma linha telefônica instalada na cidade de Ananindeua/PA. Resido em Santos/SP e nunca morei naquela cidade. Expliquei o caso para a atendente e ela solicitou que eu enviasse uma declaração de próprio punho informando desconhecer a linha e uma cópia autenticada do comprovante de residência. Enviei todos os documentos solicitados e aguardei. Após 1 mês de ligações e reclamações o meu nome foi removido do cadastro da Serasa, mas a linha continuou no meu nome. A Claro Fixo não possui Ouvidoria, portanto não há como resolver facilmente a questão utilizando as ferramentas disponíveis pela operadora. Realizei pesquisa de situação cadastral do meu CPF em posto da Receita Federal e não apareceu qualquer alteração que justificasse sua utilização indevida. Além disso, não sofri qualquer furto ou realizei compras em páginas suspeitas na internet. Fábio Souza / Santos
Resposta: A Claro Fixo informa que contatou o cliente e confirmou o cancelamento do serviço.
Réplica do leitor: A Claro entrou em contato e enviou um relatório informando a retirada do meu nome da Serasa, entretanto, a linha no Estado do Pará ainda consta no meu nome. O atendente informou que a linha ficaria por um tempo no meu nome e que foi enviada a correção para o verdadeiro proprietário.
foto: Mariana Bazo/ Agência Reuters 26/8/2014