PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O blog voltado ao cidadão e ao consumidor

15 operadoras de planos de saúde são notificadas sobre órteses e próteses

Secretaria do Consumidor recebeu denúncias de irregularidades na comercialização dos produtos e pediu que haja mais transparência para evitar aumento de custos e riscos desnecessários para o consumidor

Foto do author Marco Antônio Carvalho
Por Marco Antônio Carvalho
Atualização:

O Ministério da Justiça, por meio da secretaria Nacional do Consumidor, informou na noite desta quinta-feira, 8, que notificou 15 operadoras de planos de saúde. O objetivo é que as empresas prestem esclarecimentos quanto à liberação de procedimentos cirúrgicos que envolvam a utilização de órteses, próteses e materiais especiais.

PUBLICIDADE

Segundo a Secretaria Nacional do Consumidor, há distorções de preços entre produtos equivalentes e inconsistências entre quantidades e marcas indicadas para quadros clínicos similares. O órgão informou que a situação "não pode continuar", pois gera "aumento de custos aos consumidores e até riscos desnecessários à sua saúde", de acordo com o que foi afirmado em nota pela secretária nacional do consumidor do Ministério da Justiça, Juliana Pereira.

Juliana reforçou que é direito do consumidor exigir qualidade, respeito e transparência de todos os agentes envolvidos na prestação dos serviços de saúde. Segundo o comunicado, a notificação ocorre após denúncias envolvendo irregularidades na comercialização de órteses, próteses e dispositivos médicos, que colocam em risco a sustentabilidade do sistema público e privado de saúde brasileiro.

Foram notificadas as operadoras: Amico, Amil, Bradesco Seguros, Cassi, Central Nacional Unimed, Geap, Golden Cross, Hapvida, Intermédica, Sulamérica, Unimed Belo Horizonte, Unimed Paulistana, Unimed Rio, Unimed Seguros e Unimed São Paulo.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.