Em três anos, apenas 8 quilômetros de "asfalto borracha"

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Atualização:

Por Edison Veiga

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Em 2006, São Paulo começou a testar o chamado "asfalto de borracha" em sua malha viária urbana. O material, que leva em sua composição 15% de pó de pneu, foi utilizado em um trecho de 2,5 quilômetros da Avenida Olavo Fontoura (foto), na Zona Norte.

O "asfalto de borracha" já é bastante utilizado em cidades europeias e em algumas rodovias brasileiras, como a Anhanguera, a Castello Branco e a Imigrantes. Ecologicamente correto - por aproveitar, em sua composição, pneus velhos e ter vida útil duas vezes maior -, tem ainda a seu favor outra vantagem: ajuda a reduzir o barulho causado pelo tráfego.

Na capital paulista, entretanto, o projeto não evoluiu muito. Três anos se passaram e a cidade conta apenas com 8 quilômetros de "asfalto de borracha". Confira:

1. Avenida Olavo Fontoura: 2.500 metros 2. Praça Campo de Bagatelle: 786 metros 3. Ruas Major Natanael, Itajobi e Capivari: 1.058 metros 4. Rua Libero Badaró: 670 metros 5. Viaduto do Chá: 240 metros 6. Rua Tajuras: 500 metros 7. Alça da Ponte Cidade Jardim: 366,7 metros 8. Alça da Ponte Cidade Universitária: 1.526 metros 9. Rua Boa Vista: 550 metros

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