Uber diz que vai se enquadrar no decreto da gestão Haddad

Diretor da principal empresa de aplicativo de transporte disse que medida da Prefeitura abre precedente para outras cidades

PUBLICIDADE

Por Fabio Leite
Atualização:

A Uber confirmou que vai se enquadrar na nova legislação de transporte particular de passageiros publicada pela gestão Fernando Haddad (PT) nesta quarta-feira, 11, por meio de decreto e que vai compartilhar suas informações com a Prefeitura de São Paulo. O anúncio da regulamentação dos aplicativos pelo prefeito gerou uma série de protestos de taxistas pela cidade.

Segundo o diretor da empresa no Brasil, Guilherme Telles, a Uber ainda aguarda as portarias que precisam ser publicadas pela Secretaria Municipal de Transportes para avaliar de que forma a cobrança da outorga por quilômetro rodado vai impactar no preço da viagem pelo aplicativo, que hoje chega a menos da metade da viagem de táxi na categoria compartilhada.

Taxistas protestam contra regulamentação dos aplicativos. Foto: Alex Silva/Estadão

PUBLICIDADE

"Nossa expectativa é que essa medida coloque um precedente para outras cidades do Brasil", disse Telles, em entrevista na sede da empresa, na tarde desta quarta-feira. "O que a gente enxerga de positivo é que isso é um primeiro passo. É uma coisa nova, moderna e diferente. O decreto coloca como potencial de carros a serem utilizados sendo todos os carros disponíveis", disse.

Segundo ele, a medida vem ao encontro do que a empresa pensava a respeito da regulamento do serviço. "No fundo, o que a gente está pensando é isso. Se a gente tiver um uso mais inteligente dos carros, você vai ter menos carros nas ruas e melhorar a mobilidade", afirmou Telles.

A Uber está acompanhando os protestos de taxistas contrários à legislação. Telles informou que a empresa "sempre" opera no nível máximo de segurança, em contato constante com os motoristas para auxiliar na eventualidade de uma agressão e intermediando o contato com a polícia.

Publicidade

As informações que a Prefeitura exige das empresas de transporte são das viagens: origem e destino, tempo de trajeto, tempo de espera, entre outros. A prefeitura garante que as informações pessoas dos usuários fazem parte da relação comercial entre passageiros e empresas e que esse sigilo está mantido.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.