Perfil de Doria no Facebook expõe ‘reality show’ da vida de prefeito
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Perfil de Doria no Facebook expõe ‘reality show’ da vida de prefeito

Com média de três posts por dia, tucano exibe até 'making of' de agenda pública e comemora quase 1,5 milhão de seguidores na rede social

Fabio Leite

31 Janeiro 2017 | 07h26

Perfil de João Doria no Facebook. Foto: Reprodução

Perfil de João Doria no Facebook. Foto: Reprodução

Trajando um uniforme laranja de jardineiro, João Doria exibe o par de botas que calçou na manhã de sábado, 28, para aparar a grama de uma praça no Bom Retiro, centro paulistano. O cenário é o elevador do Edifício Matarazzo, sede da Prefeitura.

“Agora vamos para a reunião do secretariado, acelerando. Toca pra frente”, diz o prefeito diante da câmera que o segue até o gabinete e encerra o take focando os pés descalços do tucano enquanto ele é recebido aos risos pelos seus subordinados.

O vídeo tem pouco mais de um minuto e foi postado pela equipe de Doria em seu perfil no Facebook ainda na manhã de sábado. Horas depois já havia alcançado mais de 1 milhão de visualizações e de 15 mil compartilhamentos.

O uso da rede social como uma espécie de reality show da vida de prefeito virou uma marca de Doria. Desde que tomou posse, no dia 1º. de janeiro, o tucano já publicou 88 posts, média de praticamente três por dia, seis vezes mais do que a do antecessor Fernando Haddad (PT) nos últimos meses no cargo.

Já são mais de 180 fotos e 20 vídeos onde Doria exibe, com a desenvoltura de quem sabe lidar com as câmeras, sua rotina de agendas externas, como a pintura de muros grafitados e reparo de calçadas, e até os bastidores, como as selfies que tira com crianças da periferia e os almoços em estabelecimentos populares.

Em um dos vídeos, postado no dia 17 de janeiro, Doria aparece em uma “visita surpresa” a uma AMA no Butantã, zona oeste, ligando do seu celular para o secretário municipal da Saúde, Wilson Pollara, cobrando que ele providenciasse dois equipamentos oftalmológicos, um painel eletrônico de senhas e um ar-condicionado para a unidade. “Pau na máquina”, ordena o prefeito.

Seja de gari, pintor, pedreiro, jardineiro, motorista, ciclista ou cadeirante, cada ação do prefeito é registrada e divulgada em poucas horas pela equipe do tucano no Facebook. As publicações são bem distribuídas ao longo do dia, inclusive aos finais de semana, das 7h às 22h, e são sempre acompanhados pelas hastags #AceleraSP e #JoãoTrabalhador.

Doria corta grama de praça. Foto: Felipe Rau/Estadão

Doria corta grama de praça. Foto: Felipe Rau/Estadão

A estratégia de comunicação tem surtido efeito. Doria já tem mais de 1,4 milhão de seguidores no Facebook, quase cinco vezes mais do que Haddad, e recebe elogios dos internautas pelo ritmo de trabalho adotado no primeiro mês à frente da Prefeitura.

“Todos os dias fico esperando qual será a nova do prefeito. Estou impressionada. Parabéns por tudo que tem feito por nossa cidade”, comentou Gisele Reimão e um dos posts. “Eu também”, responde Marta Saez e outras dezenas de internautas.

Muitas mensagens são respondidas quase que em tempo real pela equipe de Doria, que destaca aos seguidores que o Facebook é um importante canal para compartilhar as ações da Prefeitura e receber sugestões da população.

O próprio prefeito também faz questão de agradecer a audiência. “Muito obrigado por chegarmos a essa marca fantástica de um milhão de seguidores num prazo tão curto, um tento histórico no mundo da internet aqui no Brasil”, disse Doria em um dos vídeos publicados.

O perfil do tucano foi criado em 2011, mas passou a ser explorado para projetar a imagem dele a partir da campanha eleitoral no ano passado. As postagens e as respostas aos seguidores são feitas por uma equipe paga pelo prefeito.

Mais conteúdo sobre:

joão doriaprefeitura de spfacebook