PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e Histórias das Cidades de São Paulo

Usina abre comportas após dois anos em Ilha Solteira

Por José Tomazela
Atualização:

  Pela primeira vez nos últimos dois anos as comportas da Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira, no Rio Paraná, extremo oeste do Estado de São Paulo, opera com as comportas abertas. A água jorrava neste domingo (28) por três dos vertedouros, atraindo a atenção de curiosos. A Companhia Energética de São Paulo (Cesp) liberou a vazão para que o reservatório não transborde, pois chove na região.

PUBLICIDADE

  Há quatro meses, a represa estava com nível útil próximo de zero e a usina operava com capacidade mínima. Na época, a navegação estava interrompida na hidrovia Tietê-Paraná e o Conselho Nacional dos Recursos Hídricos estimava que levaria no mínimo dois anos para o reservatório se recuperar. Como a usina está situada numa área baixa em relação à topografia média da região, a represa foi beneficiada pelas chuvas intensas que caíram principalmente no lado do Mato Grosso do Sul.

  Na quarta-feira, a Cesp havia aberto as comportas da hidrelétrica de Jupiá, no mesmo eixo do rio. A liberação de água pelos vertedouros é uma medida preventiva para garantir a absorção das cheias que ainda podem ocorrer durante o período chuvoso, evitando risco de rompimento das barragens. As operações são determinadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (OMS), pois três usinas são geradoras de energia e integram o Sistema Interligado Nacional (SIN). A abertura das comportas favorece a subida de peixes e a reprodução das espécies no rio.

Comportas abertas na barragem de Ilha Solteira. Foto: Estadão

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.