Criada a 16a Região Administrativa em Itapeva
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Criada a 16a Região Administrativa em Itapeva

José Tomazela

07 Fevereiro 2014 | 16h46

O governador Geraldo Alckmin oficializou nesta sexta-feira (7) a criação da 16ª Região Administrativa do Estado de São Paulo, durante solenidade que reuniu prefeitos e lideranças políticas de 32 municípios do sudoeste paulista, realizada no Centro de Eventos “Zico Campolim”, em Itapeva.

Segundo o governador, a nova região administrativa, com sede em Itapeva, irá fortalecer o desenvolvimento da região sudoeste do Estado, além de descentralizar a administração pública estadual. “A medida vai aproximar o governo da população e fortalecer o desenvolvimento regional”, disse Alckmin.

A região é a maior produtora de minérios e está entre as que mais produzem grãos no Estado, além de concentrar os principais reflorestamentos. Por outro lado, a maioria dos municípios tem baixos indicadores sociais.

As regiões administrativas têm por finalidade promover a descentralização da administração pública estadual, bem como institucionalizar a comunicação com as regiões tornando mais ágil a prestação de serviços públicos à população, segundo o governo estadual.

Entre as competências das RAs estão melhoria do serviço público, articulação da ação dos órgãos da administração pública estadual, elaboração dos projetos, planos e programas para o desenvolvimento, sugestão aos órgãos para a adoção de programas adequados à região e fortalecimento da integração inter-regional no Estado com assistência técnica aos municípios.

Fazem parte da 16ª Região, além de Itapeva, os municípios de Angatuba, Apiaí, Arandu, Buri, Bom Sucesso de Itararé, Barra do Chapéu, Barão de Antonina, Campina do Monte Alegre, Capão Bonito, Coronel Macedo, Fartura, Guapiara, Iporanga, Itaí, Itaberá, Itararé, Itaoca, Itapirapuã Paulista, Itaporanga, Nova Campina, Paranapanema, Piraju, Ribeira, Riversul, Ribeirão Grande, Ribeirão Branco, Sarutaiá, Taquarituba, Tejupá, Taguaí e Taquarivaí.

 

 

Alckmin assina a criação da 16a RA