Artista urbano Kobra finaliza painel de incentivo à leitura em Sorocaba
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Artista urbano Kobra finaliza painel de incentivo à leitura em Sorocaba

José Tomazela

30 de janeiro de 2021 | 10h59

O muralista brasileiro Eduardo Kobra, de 45 anos, finalizou uma de suas obras mais emblemáticas em uma escola particular de Sorocaba. Com 22 metros de altura por 11 de largura, o painel mostra um menino escalando uma estante de biblioteca à procura de um livro.
O painel, em uma das paredes externas do Colégio Ser!, no Alto da Boa Vista, zona leste da cidade, já virou atração. “O menino que sobe as escadas para alcançar um livro simboliza o esforço pelo conhecimento – e os degraus vencidos a caminho dos sonhos, dos objetivos da vida”, disse o artista.
Ele usou 350 latas de spray e 20 galões de esmalte para realizar a obra, com a ajuda de dois artistas de sua equipe, Agnaldo Brito e Marcos Rafael. O trabalho, o primeiro de Kobra em 2021, durou 20 dias. “Fico feliz que minha arte esteja se espalhando pelo interior paulista e aproveito para agradecer os mais de quatro mil comentários com dicas de obras literárias que recebi”, afirmou.
Antes de iniciar o mural, Kobra utilizou as redes sociais para pedir que as pessoas sugerissem livros. Ele acabou utilizando 150 dos títulos sugeridos. O artista, que não tem formação acadêmica, é autodidata. “A literatura nos ajuda a chegar a lugares mais altos. Qual o próximo livro que você vai ler?”, perguntou. O brasileiro tem murais em 35 países e já fez 13 obras com temas ligados à literatura e de incentivo à leitura.

Menino na estante de livros, painel de Kobra em Sorocaba. Foto Kobrastreetart/Divulgação.

Tudo o que sabemos sobre:

KobramuralistaSorocabaColégio Ser!

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.