Foto do(a) blog

Visões crônicas do dia a dia

Aviso: este texto contém cenas de corrupção explícita

PUBLICIDADE

Foto do author Haisem Abaki
Por Haisem Abaki
Atualização:

Começo com um pedido de desculpas e depois virá uma confissão. Peço perdão a quem passou por aqui na sexta-feira e não encontrou o esperado (pretensão minha) texto novo. É que eu estava envolvido em uma tarefa que me consumiu nos últimos dias. Não vou mentir. Eu cometi um pecado.

PUBLICIDADE

Pior ainda. Eu pequei na Sexta-Feira Santa. E prossegui com meus atos pecaminosos no Sábado de Aleluia. E não deixei de pecar nem no Domingo de Páscoa. As pessoas estavam nas missas e comendo bacalhau. Mantendo a tradição de malhar o Judas e dar balas às crianças. Almoçando em família e se deliciando com o ovo de chocolate que simboliza o renascimento.

E eu lá, os três dias, não vou esconder mais. Fiquei os três dias vendo vídeos e mais vídeos de sacanagem. Sacanagem brava, explícita, descarada, despudorada, escancarada. Coisa hard mesmo. Hardcorrupção da grossa. Eram 78 de um lado e 98 do outro.

Tinha empreiteiro pegando presidente, ministro, senador, deputado, governador. Ou o contrário, já nem sei mais. Tinha gente que era governo e virou oposição e gente que era oposição e virou governo. E tinha quem sempre foi governo. Vamos dar nomes aos tarados por dinheiro público. Os mais gulosos eram petistas, tucanos, peemedebistas e pepistas. Mas a lista é gigantesca: 415 políticos de 26 partidos, segundo levantamento aqui do Estadão.

Tinha até comunista que não ficou nem um pouco horrorizado com o capital da empreiteira. E sindicalista de conveniência. E suspeitas contra jornalista, pastor e índio. Até índio?

Publicidade

O entrelaçamento de rabos presos na corrupção e na lavagem de dinheiro foi tamanho que já não consigo mais saber quem pegou quem. Todos se pegaram numa suruba federal, estadual e municipal.

E a tara libidinosa pela grana da saúde, da educação, da segurança teria chegado a uma proporção pornográfica de dez bilhões de reais. Mas tudo absolutamente normal, passando de pai pra filho no pagamento e no recebimento de propina. Fora aqueles que alegam que foi apenas caixa dois, como se estivessem a dizer que foi só uma transa sem amor e sem importância.

Tudo contado explicitamente, sem nenhum constrangimento. Muito pelo contrário! Os pagadores pegadores pecadores se gabam, se vangloriam, se orgulham de suas conquistas. Jactam-se delas.

E no meio dessa orgia ainda proliferam os torcedores fanáticos dizendo que o adversário foi mais promíscuo. Por favor, não comparem essa volúpia por dinheiro público com a prostituição. Quem se prostitui não merece esse tipo de achincalhe.

E vamos fazer o que a respeito? Continuar achando que o mundo se resume à divisão entre coxinhas e mortadelas? Os dois lados não vão sair às ruas juntos? Porque ficar nessa briguinha não é mais uma santa ingenuidade ou ser simplesmente tolo. É ser cúmplice do saque.

Publicidade

Sejamos menos bundões. É com essa parte que a gente entra quando numa eleição, seja quem for o escolhido, o vencedor é um empreiteiro capaz de comprar "ideologias". E depois o sujeito faz uma delação como se estivesse numa mesa de boteco contando vantagens machistas aos amigos. Essa eu peguei! Tá vendo aquela ali? Também peguei!

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.