PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Madrugadas & Memórias

Samba-enredo: do apogeu à queda

Por Geraldo Nunes
Atualização:

Que o carnaval já foi muito mais animado, isso não se discute, mas até o que restava de interessante nos dias do reinado de Momo, os desfiles das escolas de samba do Rio e de São Paulo, vem se mostrando há algum tempo repetitivos e cansativos.  Não se canta mais no carnaval, apesar dos sambas de enredo mudarem a cada ano. Mas não há um que fique na lembrança, após a quarta-feira de cinzas. No passado foram feitos sambas-enredo que entraram para a história, é o caso de "Aquarela Brasileira", composição de Silas de Oliveira, para a Império Serrano no carnaval de 1964. De tão belo continuou sendo cantado levando Martinho da Vila a gravá-lo em 1974, eternizando essa verdadeira página do carnaval brasileiro. A própria Império Serrano decidiu de novo apresentá-lo na Marquês de Sapucaí em 2004, tamanha a tradição. Sua letra diz: "Vejam esta maravilha de cenário, é um episódio relicário que o artista num sonho genial, escolheu pra este carnaval"... Este é só um exemplo de sambas-enredo até hoje cantados e lembrados, existem outros tanto no Rio como em São Paulo, o problema é que de uns tempos para cá, não temais surgido um samba marcante.

PUBLICIDADE

Levei essa questão aos entendidos em música e carnaval e eles concordaram. Desse jeito, a atual geração de sambistas não deixará um legado para as novas gerações. O jornalista Maurício Coutinho, especialista em carnaval, entende que como a quantidade de exigências para escola fazer um bom desfile aumentou, o carnavalesco acaba interferindo na elaboração da música para o congraçamento do samba com as alegorias. "Isso acaba tirando a inspiração dos compositores", diz Maurício. Outro entendido, o repórter Gilberto Rodrigues que cobre há mais de dez anos os desfiles em São Paulo, aponta outro motivo. "Como os desfiles estão cada vez mais caros, as escolas correm durante o ano em busca de patrocinadores como organismos internacionais e empresas estrangeiras", explica citando o exemplo da escola paulistana Unidos de Vila Maria que no ano passado precisou falar da Coreia do Sul. "Os compositores da escola não conseguiram criar uma letra agradável para o tema e o samba ficou cansativo", lembra o repórter ressaltando que o resultado foi o descenso da escola.

O musicólogo Ricardo Cravo Albin, do Rio Janeiro, é outro que vê com preocupação a situação dos sambas-enredo. "Antes - diz ele - havia um ou dois compositores no máximo em cada samba e hoje há até seis pessoas participando da composição, ou seja, "cada um faz uma parte e isso obviamente não vai resultar em uma boa música", lamenta o especialista, temendo não a decadência dos desfiles, mas o desinteresse da população pelo que acontece no sambódromo. "No Rio de Janeiro, a procura pelo samba de rua e pelas bandas carnavalescas vem aumentando a cada ano, a ponto da prefeitura ter adotado um esquema de infra-estrutura para manter a cidade limpa após os eventos", ressalta Cravo Albin, assinalando que o sambódromo e os desfiles da Sapucaí, assim como em São Paulo, já atraem mais turistas que moradores da cidade, além das pessoas ligadas ao samba.

Maurício Coutinho que é paulistano concorda com o musicólogo carioca e acrescenta que só quando começar a diminuir o público nas arquibancadas é que os organizadores do carnaval pensarão em fórmulas para voltar a valorizar o samba-enredo. "Estou tomando por base o resultado positivo das bandas pré - carnavalescas que estão crescendo em interesse do público a cada ano", ressalta Maurício apontando que no último fim de semana 43 blocos desfilaram na Avenida Sumaré atraindo cerca de 50 mil pessoas da classe média.

Esses foliões certamente deixarão São Paulo durante o carnaval viajando em busca das praias e do lazer, coisa comum por aqui nessa época do ano. Ao mesmo tempo o samba seguirá seu destino confinado a um canto da Marginal do Tietê onde se localiza o sambódromo do Anhembi.

Publicidade

 

 

Lembre a letra do samba Aquarela Brasileira, de Silas de Oliveira. Vejam esta maravilha de cenário

É um episódio relicário

Que o artista num sonho genial

Escolheu pra este carnaval

E o asfalto como passarela

Publicidade

Será a tela do Brasil em forma de aquarela

Passeando pelas cercanias do Amazonas

Conheci vastos seringais

No Pará a ilha de Marajó

E a velha cabana do Timbó.

Publicidade

Caminhando ainda um pouco mais

Deparei com lindos coqueirais

Estava no Ceará,terra de Irapuã

De Iracema e Tupa.

Fiquei radiante de alegria

Publicidade

Quando cheguei na Bahia

Bahia de Castro Alves,do acarajé

Das noites de magia do cadomblé

Depois de atravessar as matas do Ipu

Assisti em Pernambuco

Publicidade

A festa do frevo e do maracatu.

Brasília tem o seu destaque

Na arte, na Beleza e arquitetura

Feitiço de garoa pela serra

São Paulo engrandece a nossa terra

Publicidade

Do leste por todo centro-oeste

Tudo é belo e tem lindo matiz

O Rio do samba e das batucadas

dos malandros e mulatas

de requebros febris

Publicidade

Brasil,

Essas nossas verdes matas

Cachoeiras e cascatas

De colorido sutil

E este lindo céu azul de anil

Publicidade

Emolduram em aquarela o meu Brasil.

Lá...lá...lá...

Lá...lá...lá...lá...lá...

Para ouvir:   http://www.youtube.com/watch?v=VHN2TVwNhEo

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.