Jarbas e os pássaros que viraram melodia

Estadão

31 Dezembro 2010 | 14h00

agnelli.jpg

Por Vitor Hugo Brandalise

São 38 pássaros, que pousaram em cinco fios de alta tensão em um fim de tarde em Santana do Livramento (RS). Pareciam notas musicais numa partitura. Primeiro, a cena virou foto, do fotógrafo Paulo Pinto, do Estado. Depois, virou vídeo e música, do publicitário e músico Jarbas Agnelli, de 47 anos. Ganhou o mundo.

Em outubro, Agnelli foi o único brasileiro a ter seu trabalho, Birds On The Wires, escolhido para apresentação nas quatro filiais do Museu Guggenheim no mundo, entre 23.358 outros vídeos. “A foto me “soou” como música.” Nos primeiros dias, o paulistano colecionou comentários em blogs. “Tinha gente que dizia que não saía de casa sem ouvir a música e tocava para os filhos pequenos.”

A ideia de musicar a natureza ainda vai render outros projetos. “Estou produzindo um documentário com 12 cenas da natureza e de realizações humanas que foram musicadas. Será a “sinfonia” do movimento das formigas e dos carros em rodovias, por exemplo. Lançaremos até abril”, adianta. “Esse projeto repercutiu tanto que não teria como não fazer algo mais.”

Veja como

Documento

 virou notícia em 19.10.2010, por ter criado uma sinfonia a partir dos pássaros que pousaram num fio de alta tensão.