Visita ilustre
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Visita ilustre

Papa Bento XVI: 11 acenos à multidão

Edison Veiga

13 Maio 2017 | 18h35

Foto: Ernesto Rodrigues/ Estadão

Dez anos atrás, em maio de 2007, o papa Bento XVI visitou São Paulo. Foi a última vez que um pontífice passou pela capital paulista – em 2013, Francisco veio ao Brasil mas limitou sua agenda ao Rio e a Aparecida. Na época, Bento hospedou-se no Mosteiro de São Bento, no centro da cidade.

Pela programação oficial, ele deveria saudar o povo – uma verdadeira multidão que se acotovelava no Largo São Bento – apenas uma vez. Mas, comovido diante da presença dos fiéis, acabou aparecendo no púlpito preparado para ele 11 vezes. “O pessoal estava muito animado; muitos jovens cantando. Então, ele acabou quebrando o protocolo”, conta o monge d. João Baptista.

Para recordar a visita do nobre hóspede, o Mosteiro de São Bento está, atualmente, com uma exposição que reúne cerca de cem objetos utilizados pelo papa durante a estadia. São louças, cálices, terços e até chinelos – além, é claro, de muitas fotografias. A mostra fica em cartaz até o dia 30/6, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 9h às 12h. Ah, e a entrada é gratuita.