As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Um táxi inglês pelas ruas de São Paulo

Edison Veiga

07 Dezembro 2010 | 12h43

DO YOU SPEAK ENGLISH?
FOTO: EDUARDO BARILLARI/ DIVULGAÇÃO

Não estranhe se por acaso vir esse legítimo táxi londrino zanzando pelas ruas da cidade. O veículo, um Austin 95 com mão inglesa – a direção fica do lado direito –, é o novo jeito que o Movimento Piloto da Vez, campanha de conscientização para o consumo responsável desenvolvida por uma marca de bebidas, encontrou para chamar a atenção.

Nas noites de quinta e sexta o táxi faz ponto na frente de dois bares (Astor, na Vila Madalena; e Original, em Moema). E pode levar, de graça, os frequentadores para casa (confira regulamento no site www.johnniewalker.com.br).

Taxista há 20 anos, Silvio Pereira diz que foi fácil aprender a pilotar o carrão. “A complicação é porque estamos acostumados a dirigir do lado esquerdo. Mas em meio dia de curso já me sentia à vontade”, conta. Difícil é driblar o assédio no trânsito. “As pessoas pedem para parar, tirar foto. Preciso redobrar o cuidado”, comenta ele.

E dá para entrar no clima e passar o endereço em inglês? “Ih… Uma vez eu fiz um curso, mas não sei falar, não”, desconversa o taxista, que no dia a dia continua trabalhando com seu Fiat Idea. Em bom português.

Publicado originalmente na edição impressa do Estadão, coluna ‘Paulistices’, dia 6 de dezembro de 2010