Foto do(a) blog

Paulistices, cultura geral e outras curiosidades

Testemunha da História de SP: quando o Metrô nasceu

Dois dos mais antigos funcionários da companhia recordam o início das operações

PUBLICIDADE

Por Edison Veiga
Atualização:

 Foto: Tiago Queiroz/ Estadão

_____________________

Paulistices no Facebook: curta!

E também no Twitter: siga!

PUBLICIDADE

_____________________

Há pouco mais de 40 anos, em 14 de setembro de 1974, o Metrô começou a operar comercialmente em São Paulo. Era um trecho pequeno, de apenas 6,4 km - ligando as estações Jabaquara, considerada o marco zero, e Vila Mariana. Por dia, o sistema transportava 2.858 passageiros - contra os cerca de 4,5 milhões de hoje.

Publicidade

Contratado como auxiliar técnico especializado, o hoje especialista de operação Carlos Acir Chassot, de 62 anos, conta que no dia da inauguração foi um dos incumbidos de controlar, na mão, o tráfego dos trens. "Isso ainda não era informatizado como hoje. Então, utilizávamos um painel magnético para controlar os intervalos dos trens, com o objetivo de manter uma distância segura entre eles", explica. "Os operadores me informavam por rádio a posição de cada um deles e eu fazia o controle visual pelo painel. Os deslocamentos tinham de ser rápidos, porém seguros."

Em 1927, na São Paulo orgulhosa da riqueza do café e dos casarões da Avenida Paulista, ventilou-se pela primeira vez a necessidade de transporte subterrâneo sobre trilhos. "Como único meio de eliminar o congestionamento do Triângulo (região central da cidade), recomendamos que se dê início a um sistema subterrâneo e de linha em planos diferentes para ser propriedade da cidade e pago por um pequeno incremento nas passagens, devendo a própria seção ser uma estação subterrânea no Largo da Sé e uma linha em direção leste", escreveu o Estado em 2 de setembro daquele ano.

Como empresa, o Metrô foi fundado em 1968 - em 24 de abril foi formada oficialmente a Companhia do Metropolitano de São Paulo. "Inicia-se hoje uma empresa destinada ombrear-se, dentro de pouco tempo, com as maiores da América Latina", discursou, na ocasião, o prefeito José Vicente de Faria Lima.

Primeiro teste foi em 1972

Apesar de o primeiro teste dos trens ter ocorrido em 1972 - em evento que contou com a presença de diversas autoridades mas durou apenas 2 minutos - e de um programa que fez com que alguns trens funcionassem, em caráter experimental, aos fins de semana ao longo de 1974, nos meses que antecederam a abertura, os próprios funcionários da companhia tinham dúvidas de como o novo meio de transporte iria operar. "No primeiro dia, eu fiquei incumbido de fazer um trabalho de observação. Tínhamos de entender como o público reagiria à novidade, mas também como nós mesmos, os empregados da companhia, iríamos nos comportar em relação à tecnologia", conta Laurindo Martins Junqueira Filho, de 69 anos, que trabalha no Metrô desde 1973. Físico de formação, ele havia sido contratado como analista de métodos operacionais - hoje integra um núcleo de cooperação técnica com outros metrôs do País e do mundo.

Publicidade

"Antes de trabalhar no Metrô, eu era professor da USP (Universidade de São Paulo)", conta Junqueira Filho. "Mas aí, com a Ditadura Militar, acabei me tornando preso político. E olha como o Metrô acabou entrando antes na minha vida, ainda que de maneira indireta: eu estava no (Presídio) Tiradentes em 1972 e, numa certa madrugada, a gente começou a ouvir ruídos estranhos. Então descobrimos que eram um túnel, um tal de Metrô que ia passar por ali. Nem fazíamos ideia direito do que era isso."

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.