As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Sistema viário ou Sistema Solar?

Edison Veiga

30 Março 2012 | 00h01

UNIVERSO NO GUIA DE RUAS
FOTO: REPRODUÇÃO
Quer ir para Marte? Está logo ali, em Pinheiros, na zona oeste de São Paulo. Prefere Netuno (foto acima)? Fica em São Mateus, no extremo leste da cidade, a 500 metros da Rua Terra. Que tal Júpiter, o maior dos planetas do Sistema Solar? Fica pertinho do Parque da Aclimação, no bairro homônimo.

Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno… Pelas ruas da capital paulista há homenagens a todos os oito planetas que giram em torno do Sol. E até a Plutão – que deixou de ser planeta em 2006, quando a União Astronômica Internacional o “rebaixou” –, que tem uma rua com seu nome também em São Mateus, pertinho da Rua Netuno, da Rua Lua, da Rua Sol e da Avenida Satélite.

O distrito da zona leste, aliás, é o campeão paulistano no quesito astronomia. Também há por ali vários logradouros que homenageiam constelações – como a Rua Sagitário e a Rua Órion – estrelas – como a Rua Castor e a Rua Antares – ou outras formações astronômicas, como a Rua Nebulosas, em referência às nuvens de poeira, hidrogênio e plasma, existentes no espaço.

Publicado originalmente na edição impressa do Estadão, coluna ‘Paulistices’, dia 26 de março de 2012

Tem Twitter? Siga o blog