As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Sesc prepara tour cultural pelo interior paulista

Edison Veiga

23 de maio de 2011 | 18h51

FOTO: WELLINGTON TIBÉRIO/ DIVULGAÇÃO

Entre os dias 1º e 19 de junho, 88 cidades do interior paulista serão movimentadas por atrações culturais (na foto acima, O Gabinete do Dr. Estranho, performance do músico Lívio Tragtenberg). Trata-se do Circuito Sesc de Artes 2011, que terá 71 atividades itinerantes, promovidas por 270 artistas. Tudo de graça. Tudo em espaços públicos abertos.

“Estamos arte de qualidade, instigante, para cidades que não têm tantas oportunidades”, afirma Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo. “Nossa missão é proporcionar a cultura como ferramenta para a reflexão.” O evento vem sendo planejado há três meses e consome um investimento de R$ 4,5 milhões da instituição.

A programação contempla várias linguagens artísticas: música, teatro, circo, dança, artes visuais, literatura, artemídia e performances. Foram desenvolvidos seis roteiros diferentes para percorrer essas cidades (veja abaixo). Sessenta e nove dos municípios participantes não têm uma unidade Sesc.

Roteiro 1: percorre a região de São José dos Campos, compreendida pelas cidades de Mogi das Cruzes, Suzano, Jacareí, Santa Isabel e Monteiro Lobato. A programação do circuito passa ainda pela região de Taubaté: Cruzeiro, Guaratinguetá, Lorena, Campos do Jordão, Tremembé. E encerra as atividades na região de Santos, passando pelas cidades de Miracatu, Pariquera-Açu, Cajati, Iguape, Registro e Bertioga.

Roteiro 2: chega à região de Sorocaba e percorre os municípios de Itararé, Itapeva, Itapetininga, São Roque e Itu. Em seguida passa por São Caetano do Sul, Guarulhos, Mauá e Diadema. A programação também chega às cidades de Cotia, Itapecerica da Serra, Santana de Parnaíba, Itapevi e Carapicuíba, municípios da região de Osasco.

Roteiro 3: percorre os municípios da região de Catanduva e passa por Olímpia, Bebedouro, Monte Alto, Itápolis, Novo Horizonte. A caravana viaja também para Lins, Penápolis, Araçatuba, Andradina e Ilha Solteira, pertencentes à região de Birigui. O encerramento das atividades será na região de Presidente Prudente, nas cidades de Presidente Venceslau, Lucélia, Adamantina, Tupã e Osvaldo Cruz.

Roteiro 4: passa pelas cidades próximas de Campinas, como Itapira, Americana, Mogi Mirim e Águas de Lindoia. Na região de Bauru, as atividades chegam até Lençóis Paulista, Avaré, Ourinhos, Palmital e Marília. A programação se estende até a região de São Carlos, passando por Mococa, Porto Ferreira, Vargem Grande do Sul, Brotas e Araras.

Roteiro 5: segue em direção a região de Araraquara e visita as cidades de Boa Esperança do Sul, Dois Córregos, Taquaritinga, Jaú e Matão. Passa em seguida pela região de Ribeirão Preto, nos municípios de Luiz Antonio, Batatais, Franca, Barretos, e Jaboticabal. As atividades se encerram na região de São José do Rio Preto, nas cidades de Jales, Santa Fé do Sul, Fernandópolis, Votuporanga e Mirassol.

Roteiro 6: percorre as cidades de Santo André, São Bernardo do Campo, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. As cidades de Rio Claro, Santa Barbara D’Oeste, Botucatu e Limeira, da região de Piracicaba, também recebem o Circuito. A programação termina na região de Campinas e passa por Mogi Guaçu, Jundiaí, Bragança Paulista e Atibaia.

Para a programação completa e mais informações, acesse o site do Circuito Sesc de Artes.