PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Paulistices, cultura geral e outras curiosidades

Raio X velho? Recicle!

Por Edison Veiga
Atualização:

Instalado há três meses, um posto de coleta de chapas de raio X velhas no Hospital das Clínicas já arrecadou 950 quilos do material. O espaço, localizado no Instituto Central da entidade (Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 155, Cerqueira César, tel.: 11.3069-6000), recebe material de pacientes, profissionais e população em geral. Funciona das 8h às 17h.

PUBLICIDADE

Por conter o metal prata em sua composição, as chapas de raio X não devem ser descartadas juntamente com o lixo comum. O montante arrecadado no Hospital das Clínicas é encaminhado ao Fundo Social de Solidariedade do Governo do Estado. Na reciclagem, a prata acaba separada do plástico - e ambos podem ser reaproveitados.

Não é a primeira vez que o maior hospital de São Paulo se preocupa com o meio ambiente. Em janeiro, a instituição inaugurou um posto de coleta de óleo de cozinha usado. O produto arrecadado é doado a uma cooperativa de catadores de lixo da cidade e transformado em biodiesel. De lá para cá, mais de 400 litros de óleo usado já foram recolhidos.

Publicado originalmente na edição impressa do Estadão, coluna 'Paulistices', dia 6 de setembro de 2010

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.