PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Paulistices, cultura geral e outras curiosidades

Quem foi Paulo Eiró?

Por Edison Veiga
Atualização:
 Foto: Estadão

Quem foi Paulo Eiró?Foi um poeta e dramaturgo que viveu em Santo Amaro entre 1836 e 1871. Vale lembrar que, naquele período, Santo Amaro não era um bairro da zona sul de São Paulo, mas sim um município independente. Eiró foi um precursor, por aqui, de ideias abolicionistas e republicanas.

PUBLICIDADE

E existe um movimento para resgatar a memória da vida e obra dele, não é isso?Sim. Desde o ano passado, um grupo de jovens artistas da zona sul de São Paulo dedica-se a resgatar a importância da vida e da obra de Paulo Eiró. Eles já fizeram uma peça teatral, uma radionovela e um videodocumentário, batizado de Diga-me Paulo Eiró. O projeto chama-se Relembrando Paulo Eiró. O ator e dramaturgo Gustavo Guimarães Gonçalves, de 22 anos, um dos coordenadores do projeto, lamenta que, infelizmente, as obras de Paulo Eiró não são fáceis de ser encontradas, não estão acessíveis ao grande público. O projeto pode ser acompanhado pelo blog www.pauloeiro.wordpress.com.

Há em Santo Amaro um espaço público que homenageia Paulo Eiró, não é mesmo?Desde 1957, o poeta empresta seu nome a um dos principais equipamentos culturais de Santo Amaro, o Teatro Paulo Eiró.

(sinopse da coluna exibida em 20 de abril pela rádio Estadão ESPN)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.