Foto do(a) blog

Paulistices, cultura geral e outras curiosidades

Quase anônimo

PUBLICIDADE

Por Edison Veiga
Atualização:

 Foto: Raul de Almeida Prado/ Fundação Energia e Saneamento/ Divulgação

Na época em que a fotografia era artigo raro - geralmente de produção restrita a profissionais -, o fazendeiro e cafeicultor paulista Raul de Almeida Prado (1896-1945) resolveu tirar fotos por hobby. No acervo da Fundação Energia e Saneamento estão 289 imagens feitas por ele - algumas foram publicadas recentemente no livro 'Transformações Urbanas: São Paulo - 1893-1940'.

PUBLICIDADE

São documentos produzidos entre 1925 e 1933, como retratos de família, registros de viagens turísticas, vistas da cidade de São Paulo e de uma fazenda em local não identificado.

O acervo de Prado foi doado à fundação em 2003, graças a uma de suas netas, a produtora de TV aposentada Maria Antonieta Vautier Franco. Durante quase meio século, ela foi a guardiã dessas preciosidades - grande parte em obsoletos e frágeis negativos de vidro.

O fotógrafo amador tinha terras em Pirassununga, no interior do Estado. Gostava de registrar paisagens e eternizar cenas paulistanas. Teve duas filhas - e nove netos que não chegou a conhecer.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.